O Objetivo Geral do projeto é oferecer às crianças das séries iniciais do Ensino Fundamental das escolas parceiras, atividades diversificadas que minimizem o fracasso escolar melhorando sua autoestima por meio da oportunidade de oferta aos graduandos do Curso de Pedagogia da FAFI/UV experiências de atuação docente ainda em sua formação inicial, para que possam valorizar o magistério e construir sua práxis educativa no contexto desafiador do aluno com dificuldades de aprendizagem.
1º Seminário de inclusão escolar
BOLSISTAS DO PROJETO MÃO AMIGA PARTICIPAM DO 1.º SEMINÁRIO DE INCLUSÃO ESCOLAR PROMOVIDO PELA PREFEITURA MUNICIPAL DE UNIÃO DA VITÓRIA
Realizou-se no dia 15 de abril, nas dependências do salão da Catedral Sagrado Coração de Jesus, o 1.º Seminário de Avaliação do processo de inclusão escolar da pessoa com deficiência intelectual e múltipla na educação básica do município de União da Vitória.
Estiveram presentes várias autoridades políticas e educacionais dentre elas destacamos a secretária da Educação do município prof.ª Marli Brugnago, a diretora da APAE do município, além do prefeito Carlos Alberto Jung (Juco) que ao fazer seu discurso agradeceu a presença de todos evidenciando e elogiando a participação das bolsistas do Projeto Mão Amiga CAPES/PIBID, pelo apoio e trabalho realizados com as crianças do município.
O evento foi marcado por palestras e debates. Tendo início com a apresentação dos dados de inclusão do município. Dentre os dados apresentados pela Secretária Municipal de Educação ressalta-se o fato de que o município possui 24 escolas e 21 delas possui alguma criança com deficiência intelectual e/ou múltipla. Outro dado que chamou atenção diz respeito a quantidade de crianças com deficiência e a distribuição por ano: no 1.º ano há 03 crianças matriculadas e frequentando a escola do município, no 2.º ano são 17, no 3.º são 19 crianças, no 4.º ano são 07, no EJA são mais 04 alunos, totalizando 50 alunos com deficiência intelectual e/ou múltipla que frequentam o ensino regular em nossas cidades.
Diante deste quadro ressalta-se a importância da aprendizagem e capacitação permanente do professor para que conheça e vivencie o desafio profissional do trabalho com a pessoa com deficiência.
Bolsistas supervisoras: Nádia Burtet, Sandra Bochein e Cirley Olliveira acompanhadas da bolsista Débora Guimarães. |
Texto de Débora Passos Guimarães – Bolsista CAPES /PIBID do Projeto Mão Amiga.
Visita do Coordenador do Curso de Pedagogia
Na sexta- feira dia 25 de março de 2011, durante o expediente de atendimento das bolsistas Eliane e Débora, na sala de Projetos do Curso de Pedagogia, receberam a visita do Professor Ms. Aurélio Bonna, o qual assumiu recentemente o cargo de coordenador do Curso de Pedagogia.
Na oportunidade o Professor questionou sobre o andamento e operacionalização do Projeto Mão Amiga CAPES/PIBID, manifestando o desejo de conhecer melhor a realização dos trabalhos realizados no referido Projeto, bem como o trabalho docente das acadêmicas do Curso e sua opiniões sobre esta experiência nas escolas parceiras.
Questionou o número de alunos atendidos e sobre os resultados que temos alcançado, também comentou que estes números são importantes, pois geram dados para pesquisas científicas.
O professor relatou ter gostado das notícias e se colocou a disposição para tudo que necessário, nos desejando bom trabalho!
A equipe coordenadora do projeto ficou muito feliz com a visita.