Sempre que se aproxima o final do ano, temos a nítida impressão que o ano passou muito rápido, e é verdade. É muito importante que possamos parar, avaliar as nossas atividades no projeto Mão Amiga. Assim, nos sentimos orgulhosas ao ver nossas conquistas e aprendizagens, acreditamos que não somente para nós, mas também aos nossos alunos que em 2013 puderam contar com mais uma oportunidade de aprendizagem através de jogos e brincadeiras desenvolvidas nas atividades extraclasse do projeto.
O ano de 2013 foi muito produtivo, atuamos na Escola do Campo Interventor Manoel Ribas, localizada na colônia Rio Vermelho, uma escola na qual a força de vontade dos alunos faz a diferença.
Enquanto bolsistas pibidianas acadêmicas do projeto, nossos objetivos foram alcançados, desenvolvemos atividades lúdicas na qual os educandos mostraram grande interesse, utilizamos dinâmicas, jogos e brincadeiras, ensinando de forma natural e agradável.
Segundo Cunha (2001, p.14) “brincar desenvolve as habilidades da criança de forma natural, pois brincando aprende a socializar-se com outras crianças, desenvolve a motricidade, a mente, a criatividade, sem cobrança ou medo, mas sim com prazer”.
Através das pesquisas e estudos desenvolvidos, foi possível perceber que a ação lúdica docente associada a um bom planejamento com um objetivo pedagógico claro, propicia para nossos alunos um bom desenvolvimento, pois ele aprende “brincando” não tornando a aprendizagem maçante e cansativa. Uma prova disso foi o relato de um aluno acerca de suas atividades no Projeto:
“O Projeto Mão Amiga é muito legal por que a professora passa lições que eu gosto muito, antes do Projeto eu não gostava de matemática e agora sei que é importante, o Projeto me ensinou muito, antes eu tirava notas ruins agora eu estou tirando notas boas, eu gosto muito das brincadeiras, eu amo o Projeto”.(R.Z , 5º ano, 11 anos. Depoimento dado em 18/07/2013).
O mais gratificante é saber que nossas ações fizeram diferença na vida dos alunos, queremos agradecer a escola pela oportunidade de contribuirmos na aprendizagem dos educandos, agradecemos também a coordenadora do Projeto Mão Amiga Rosana Beatriz Ansai e as supervisoras, em especial a nossa supervisora Ana Paula Romanoski, que em todos os momentos nos orientou em nossa caminhada. Agradecemos também a todas as nossas colegas bolsistas do curso de Pedagogia pela troca valiosa de experiências.
No último dia de atividades pedagógicas e docentes do projeto na escola, realizamos atividades na qual demostramos o quanto os alunos são importante para nós, mostramos a eles um álbum com todas as fotos tiradas durante o ano. Entregamos neste dia um portarretrato confeccionado por nós com muito carinho.
É de suma importância salientar que o nosso desenvolvimento como bolsistas pibidianas está fazendo uma conexão juntamente com a nossa formação acadêmica do curso de Pedagogia, aliando assim a teoria à prática. Visualizamos assim o projeto como uma oportunidade de crescimento profissional e acadêmico.
Referências:
CUNHA, Nylse Helena da Silva. Brinquedo, desafio e descoberta para utilização e confecção de brinquedos. Rio de Janeiro: Fae, 1988.
|
Acadêmica Bolsista Janaíne Gonçalves acompanhada por seus alunos em momento de entrega de lembranças. |
|
Acadêmica Bolsista Janaíne Eliana Scherer acompanhada por seus alunos em momento de entrega de lembranças. |
|
Alunos observando fotos de suas aprendizagens durante o ano. |