AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGENS E AS CONDIÇÕES NECESSÁRIAS PARA APRENDER
Carla Rosane Fersch
G – Pedagogia -FAFIUV
Orientadora: Profª Ms. Rosana Beatriz Ansai
No meio escolar as discussões em torno das dificuldades de aprendizagem tem sido constante, sendo que este tema, está presente no dia a dia dos educadores. O presente estudo de caráter teórico bibliográfico tem por objetivo apresentar quais são as condições necessárias para que o aluno com dificuldades na aprendizagem possa aprender. A partir do estudo pode-se constatar que o aluno que possui dificuldades na aprendizagem, necessita: do apoio e incentivo da família, de manter um bom relacionamento com o professor, de ser levado a perceber que se gostar de estudar e sentir-se motivado pelos estudos melhora seu desempenho escolar e ainda deve construir a noção de que deve relacionar-se satisfatoriamente com seus pares educativos. De outra forma para oferecer uma educação de qualidade ao aluno com dificuldades de aprendizagem o professor deve propor atividades em aulas com atividades extra-classe diferenciadas, lúdicas unindo a teoria à prática para que o aluno possa aprender de forma criativa, natural, competente e significativa. Conclui-se que as condições necessárias para o aluno com dificuldades de aprendizagem ter um bom desempenho, é o professor que pode oferecer, a partir de atividades lúdicas e pedagógicas eivadas de muito amor, carinho, atenção e incentivo por parte da família e do educador.
PALAVRAS-CHAVE: Dificuldades de aprendizagem. Professor. Família. Lúdico
Carla Rosane Fersch
G – Pedagogia -FAFIUV
Orientadora: Profª Ms. Rosana Beatriz Ansai
No meio escolar as discussões em torno das dificuldades de aprendizagem tem sido constante, sendo que este tema, está presente no dia a dia dos educadores. O presente estudo de caráter teórico bibliográfico tem por objetivo apresentar quais são as condições necessárias para que o aluno com dificuldades na aprendizagem possa aprender. A partir do estudo pode-se constatar que o aluno que possui dificuldades na aprendizagem, necessita: do apoio e incentivo da família, de manter um bom relacionamento com o professor, de ser levado a perceber que se gostar de estudar e sentir-se motivado pelos estudos melhora seu desempenho escolar e ainda deve construir a noção de que deve relacionar-se satisfatoriamente com seus pares educativos. De outra forma para oferecer uma educação de qualidade ao aluno com dificuldades de aprendizagem o professor deve propor atividades em aulas com atividades extra-classe diferenciadas, lúdicas unindo a teoria à prática para que o aluno possa aprender de forma criativa, natural, competente e significativa. Conclui-se que as condições necessárias para o aluno com dificuldades de aprendizagem ter um bom desempenho, é o professor que pode oferecer, a partir de atividades lúdicas e pedagógicas eivadas de muito amor, carinho, atenção e incentivo por parte da família e do educador.
PALAVRAS-CHAVE: Dificuldades de aprendizagem. Professor. Família. Lúdico
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA LEITURA E ESCRITA
Sonale Lumikoski Samonek
G - Pedagogia-FAFIUV
Orientadora: Profª. Ms. Rosana Beatriz Ansai
Evidencia-se que as crianças com dificuldades de aprendizagem, tema do estudo, eram marginalizadas e muitas vezes excluídas da sociedade escolar. Atualmente, sabe-se que o processo educacional passou por grandes mudanças tanto por parte da escola quanto por parte dos pais, resultando em dois pontos principais: de um lado o professor que por muitas vezes não consegue trabalhar com o aluno com dificuldades e por vários motivos se vê numa situação de conflito e de outra forma tem-se o aluno que se sente fracassado, excluído, desprotegido da classe, uma vez que suas necessidades de aprendizagem não podem ser atendidas completamente. O interesse em discutir o perfil desse aluno decorre da necessidade de se evidenciar como o professor pode procurar e criar alternativas e metodologias que identifiquem as crianças com dificuldades de aprendizagem melhorando assim seu desenvolvimento e desempenho. Como estudante de Pedagogia verifica-se ser fundamental alertar os educadores e pais para que esta dificuldade de aprendizagem não leve ao insucesso escolar a fim de evitar a desistência e o fracasso do aluno. Este trabalho é de caráter teórico bibliográfico e tem como objetivo evidenciar características e identificar as causas e conseqüências da dificuldade de aprendizagem na leitura e escrita, apontar possíveis alternativas educacionais, para desenvolver-se um trabalho docente mais eficiente. No presente momento o estudo se encontra na fase de sistematização dos dados coletados.
PALAVRAS-CHAVE: Dificuldade de Aprendizagem. Leitura. Escrita.
O CONTEXTO DA DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM E O LÚDICO
Ana Carla Flissak Wictor
G – Pedagogia – FAFIUV
Èlida Priscila Franco de Oliveira
G – Pedagogia – FAFIUV
Orientadora: Profª Ms. Rosana Beatriz Ansai
Como estudante do curso de Pedagogia e bolsista da CAPES / PIBID atuante na docência na área da dificuldade de aprendizagem, observa-se que os estudos sobre este tema têm importância fundamental no desenvolvimento de uma pedagogia adequada e eficaz para o aluno com este perfil. Para professores e comunidade escolar saber lidar com os diversos obstáculos da aprendizagem é fundamental e necessário e mais ainda, um desafio, pois a criança depende muito da ajuda do professor para conseguir desenvolver plenamente suas competências e habilidades. O objetivo do estudo de caráter teórico bibliográfico é evidenciar o contexto da dificuldade de aprendizagem e o lúdico, a partir dos relatos das experiências vivenciadas na docência do projeto Mão Amiga CAPES / PIBID oferecido pelo colegiado de Pedagogia da FAFIUV. Na revisão da literatura constatou-se que a dificuldade de aprendizagem pode se originar a partir de diversos fatores, que são de cunho emocional, afetivo e de ensinagem, sendo que para a criança que apresenta dificuldade em aprender, o professor pode utilizar a ludicidade, trazendo assim até o sujeito aprendente o prazer pelo aprender. A vivência docente no referido projeto a partir do lúdico. Melhorando a motivação para os estudos. A vivencia docente no referido projeto a partir do lúdico deixa em evidência que uma das muitas maneiras de se trabalhar a dificuldade de aprendizagem é se utilizando da ludicidade como uma ferramenta pedagógica.
PALAVRAS-CHAVE: Dificuldade de aprendizagem. Lúdico. Aprendizagem
O CONTEXTO HISTÓRICO E CONCEITUAL DA DISLEXIA
Adriana Aparecida Silva Moreira
G- Pedagogia-FAFIUV
Orientadora: Profª Ms. Rosana Beatriz Ansai
A pesquisa parte do tema dislexia que desde muitos anos vem sendo estudada por diversos pesquisadores, com destaques para os médicos. No decorrer da história conceitual e cientifica do estudo do tema a dislexia recebe diversas denominações amparadas em diversas teorias. A dislexia consiste em um conjunto de dificuldades para a aprendizagem da leitura e da escrita, mesmo quando a criança está sujeita a um ensino convencional, tem um nível intelectual adequado e suas oportunidades socioculturais são as corretas. A presente pesquisa tem como objetivo apresentar o contexto histórico e conceitual da dislexia a partir dos parâmetros da pesquisa teórica bibliográfica. Evidencia-se que a dislexia se define como sendo um distúrbio de aprendizagem, relacionado ao domínio das habilidades da leitura e escrita e apesar de as principais instituições de estudo da doença aceitarem atualmente a teoria de uma origem genética, oficialmente a dislexia é um distúrbio sem causa definida. No presente momento o estudo se encontra na fase de coleta, sistematização e analise de dados.
PALAVRAS-CHAVE: Dislexia. História. Conceitos.
O LÚDICO NA APRENDIZAGEM: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS NO PROJETO MÃO AMIGA CAPES/PIBID
Fabricia Palhano
G – Pedagogia – FAFIUV
Orientadora: Profª Ms. Rosana Beatriz Ansai
O presente estudo trata sobre atividades lúdicas na aprendizagem e também é relato de experiência do trabalho docente que está sendo executado no Projeto Mão Amiga em Convênio com a Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras e o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência – CAPES/PIBID. No projeto trabalha-se especialmente o fazer educativo docente das bolsistas graduandas de Pedagogia com crianças com dificuldade de aprendizagem. O método de trabalho é com atividades lúdicas, , ou seja, jogos e brincadeiras, onde a criança aprende com mais prazer e por isso seu rendimento melhora consideravelmente. Através dos jogos e brincadeiras a criança forma conceitos, idéias, raciocínio, percepção, faz relações com o crescimento físico, aprende a seguir regras e se socializa. Brincando a criança aprende a lidar com o mundo, experimenta e recria situações do dia a dia. A brincadeira desenvolve a autonomia e a imaginação.
PALAVRAS-CHAVE: Projeto. Lúdico. Aprendizagem. Relatos de Experiência.
O LÚDICO: FERRAMENTA ESSENCIAL NO DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM – UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS
Adriane Mudrek
G – Pedagogia – FAFIUV
Orientador: Profª Ms. Rosana Beatriz Ansai
Com intuito de observar, entender e compreender as dificuldades relativas ao aprendizado e de buscar encontrar caminhos que permitam superar as dificuldades. Tem-se como ferramenta de ação pedagógica, o lúdico, que pode contribuir de forma significativa para a aprendizagem dos alunos. Nesse contexto, o Projeto Mão Amiga, integrante do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência – PIBID/CAPES, tem por finalidade atender a um duplo objetivo: proporcionar oportunidade à práxis docente aos acadêmicos dos cursos de licenciatura da FAFIUV e concomitantemente oferecer apoio aos alunos dos anos iniciais, do ensino fundamental, para suprir deficiências na assimilação de conhecimentos escolares. O estudo justifica-se na importância do trabalho docente que vem sendo realizado, buscando previnir e minimizar o fracasso escolar, bem como melhorar a auto-estima, do aluno com esse perfil. Em linhas gerais o estudo pretende: a) Mostrar o perfil do aluno com dificuldades de aprendizagem; b) Conceituar o lúdico; c) Mostrar o lúdico como ferramenta pedagógica para o ensino da criança com dificuldades de aprendizagem, relatando algumas experiências. A metodologia desse estudo, fundamenta-se no princípio da observação de cada aluno, na leitura analítica dos portfólios de trabalho do projeto, bem como, na pesquisa teórico bibliográfica. Nessa perspectiva, busca-se evidenciar estratégias e atividades pedagógicas que proporcionam a evolução dos alunos em diversos aspectos, trazendo elementos de discussão voltadas para uma aprendizagem prazeroza e feliz.
PALAVRAS-CHAVE: Projeto. Dificuldades de Aprendizagem. Lúdico. Experiências.
O PAPEL DA FAMÍLIA NA EDUCAÇÃO E APRENDIZAGEM DOS FILHOS
Ana Paula dos Santos
G – Pedagogia-FAFIUV
Orientadora: Profª Ms. Rosana Beatriz Ansai
Como estudante de Pedagogia, acredita-se que para o desenvolvimento do trabalho do Pedagogo a participação da família na vida do sujeito aprendente é imprescindível. Assim fundamental para o desenvolvimento integral e o crescimento saudável da criança, pois juntas podem fazer com que as crianças de hoje sejam cidadãos críticos e proativos de amanhã. O objetivo da pesquisa é investigar qual é o papel da família no desenvolvimento do processo e de aprendizagem educação dos filhos. A metodologia da pesquisa utilizada será de acordo com os moldes da pesquisa bibliográfica. A área de abrangência do estudo é voltada para a Psicologia da Educação e para Orientação Educacional. Na revisão da literatura constatou-se que quando o casal tem um filho, o dever deles com pais da criança, é muito mais que simplesmente de aliimentar e vestir a criança. A família tem uma importância fundamental na vida dos filhos e é em companhia dos pais que as crianças tem um primeiro contato com a escola, uma vez que as crianças , apesar de serem muito capazes intelectualmente não tem a autonomia suficiente para ir para a escola de livre e espontânea vontade. Conclui-se que as famílias, em parceria com a escola e vice-versa, são elementos fundamentais ao desenvolvimento pleno da criança. Que Entretanto, para conhecer a família é necessário que a escola abra suas partes , intensificando e garantindo sua permanência através de reuniões e encontros mais interessantes e motivadores para ambos os lados.
PALAVRAS-CHAVE: Família. Aprendizagem. Educação. Filhos.
PERFIL SOCIAL DAS CRIANÇAS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DO PROJETO “MÃO AMIGA”
Adriana A. S. Moreira
G pedagogia (FAFIUV)
Débora P. Guimarães
G pedagogia (FAFIUV)
Silvia de F. da S. Moreira
G pedagogia (FAFIUV)
Orientadora: Prof. Ms. Rosana B. Ansai (FAFIUV)
O interesse pelo estudo do tema dificuldades de aprendizagem decorre do fato de que há muitos alunos nesta situação no ambiente escolar. Essas dificuldades apresentam-se associadas a vários fatores dentre eles pode-se destacar a carência afetiva, econômica e também a desestrutura familiar. Diante desse contexto, através da realização do convênio entre a UEPR/FAFI/UV e a CAPES/PIBID por meio da operacionalização, e a criação do projeto “Mão Amiga”, oferecido pelo curso de Pedagogia formou-se mais uma oportunidade de se oferecer atividades docentes e pedagógicas em sala de aula para apoio às crianças com essas dificuldades. Nesse sentido, a proposta do presente trabalho é identificar o perfil social das crianças com dificuldades de aprendizagem, que estudam em uma das escolas do município de União da Vitória que participam do referido projeto num total de 30 alunos. Através de um questionário estruturado que contém 16 perguntas abertas aplicado em uma amostra da população que participa do referido projeto, o estudo procurou identificar o ambiente e o perfil social das crianças alvo do projeto, além de revelar qual é a participação da família no incentivo aos estudos destes alunos. Após analisar os dados utilizando-se a técnica de análise de conteúdo, constatou-se que as famílias das crianças que participam do referido projeto são na maioria famílias mosaico composta por membros diferentes da família tradicional composta por pai, mãe e poucos filhos. Revelou-se também, entre outros dados, que os membros da família não tem tempo para dar atenção aos seus filhos e participam pouco da vida estudantil dos filhos. Em relação ao perfil social verificou-se que a maioria dos mantenedores das famílias trabalham em serviços braçais e sobrevivem com apenas um salário mínimo.
PROJETO APOIO AOS ALUNOS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM PIBID: UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS
Cirley Ap. de Oliveira
Ivonete Slobodzian
G- Pedagogia- FAFIUV
Orientadora: Profª. Ms. Rosana Beatriz Ansai
Como estudantes de Pedagogia e profissionais da educação apresentando-nos como bolsistas da CAPES/PIBID, atuantes na docência do projeto “Mão Amiga” acreditamos que o objetivo maior do projeto é a participação assídua do aluno na escola e suas melhorias na aprendizagem. . O objetivo vem de encontro com a explanação de informações e resultados que contribuíram para um melhoramento do aluno com as atividades realizadas no projeto. , sendo inserido o lúdico com enfoque principal para a aprendizagem. São inseridos com o intuito de aprendizagem e não somente como divertimento, A presença de dificuldades de aprendizagem que pode ocasionar ao educando uma série de limitações, tais como exclusão social, que em sua maioria é gerada ao cotidiano escolar vão de encontro com a maneira com que é trabalhada com este aluno. por este motivo o projeto foca o jogo e as brincadeiras para serem visualizadas melhorias deste aluno na escola e em sua socialização para com os outros e melhorias em suas dificuldades apresentadas.
PROJETO MÃO AMIGA: APRENDENDO COM A DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM
Marta Graziela Rosa
G - Pedagogia - FAFIUV
Orientadora: Profª MS. Rosana Beatriz Ansai
A presente pesquisa é um relato de experiência do trabalho que está sendo realizada no Projeto Mão Amiga do Curso de Pedagogia em Convênio com a Faculdade Estadual de Filosofia Ciência e Letras e o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência- PIBID/CAPES. O projeto surgiu da necessidade de um trabalho diferenciado, com propostas práticas lúdicas e educativas baseadas nos princípios linguísticos, cognitivos e sociais, no processo de aprendizagem das crianças e no complemento da formação do pedagogo. Tem como objetivo principal oferecer aos alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, matriculadas na Escola Municipal Duque de Caxias do Município de União da Vitória-PR, atividades diferenciadas, reunindo a teoria e a prática no alfabetizar de forma lúdica, criativa e natural. De outra forma, busca apresentar um clima de descontração e prazer, indispensável para que a aprendizagem aconteça de maneira que venha melhorar o seu desenvolvimento e autoestima dos alunos participantes do referido projeto. Tantos são os benefícios que este projeto vem proporcionando, que em apenas cinco meses de trabalho, podemos observar um resultado significativo em nossos alunos fruto das observações do seu desempenho e do relato dos professores na escola parceira. Concluímos que de nada adiantaria todo esforço e dedicação se não apresentarmos uma Pedagogia repleta de Amor, Sensibilidade, Ética e Ação, melhorando assim a formação acadêmica de cada estudante.
PALAVRAS-CHAVE: Projeto. Dificuldade de Aprendizagem. Relato.
0 Comentários :
Postar um comentário