Dados de identificação:
Escola Municipal Professor José Moura
Professoras (Acadêmicas):
Gislaine Aparecida Norberto, Silmara Maria Wierzbicki e Angela Aparecida Carneiro
Aplicado em: 14 de maio de 2012
Turma: 2º ano
Tema:
Psicomotricidade
Conteúdo:
Circuito psicomotor e jogo visomotor.
Objetivos:
- Desenvolver a coordenação motora ampla e a orientação espacial;
- Proporcionar diferentes movimentos corporais;
- Desenvolver a agilidade e a noção de ritmo;
- Estimular a percepção temporal-rítmica;
- Trabalhar a coordenação visomotora;
- Trabalhar coordenação motora fina, colocando as fichas na caixa de modo correto;
- Identificar posições corporais e expressões faciais;
- Relacionar códigos, símbolos e quantidades.
Metodologia:
Iniciar a aula com o jogo visomotor, sendo que todos os alunos participam juntos do mesmo, realizando as diferentes etapas que o jogo sugere:
- posições corporais (régua dos bonecos)
- pedir às crianças para que fiquem nas mesmas posições que os desenhos;
- encontrar a ficha na qual o desenho do boneco seja igual ao da régua e guardar na caixa de forma correta (orifício correspondente);
- dizer de que lado (direito, esquerdo) está o braço, perna, cabeça do boneco no desenho.
- expressões faciais (carinhas, rostinhos)
- trabalhar o desenvolvimento emocional, interpretação individual sobre as expressões como: Por que está triste? Qual está alegre? Como você está hoje? Qual se parece com o pai? Com a mãe, o colega?
- Quantidades (régua das joaninhas)
- seriação: ordenar as fichas da menor à maior quantidade;
- associar quantidades aos numerais que estão nas fichas;
- realizar operações de soma as fichas;
- formação do número.
Cores
- colocar a ficha colorida na caixa de acordo com a cor;
- leitura dos nomes, associando a palavra com a imagem (cor).
Decodificação de códigos, símbolos e sinais
- para as pintas os numerais do lado direito da joaninha, bater palmas etc.
- para as do lado esquerdo, bater os pés (ou outra combinação);
- para cada cor uma ação ou movimento combinado;
- para cada posição do boneco, falar uma letra, etc.
Em seguida, vamos realizar um circuito psicomotor, este que será organizado antecipadamente.
Os alunos organizados em fila irão realizar a seguinte sequência:
- Pular amarelinha;
- Saltar dentro dos bambolês;
- Pular por cima de caixas de papelão;
- Andar em zigue-zague por entre os obstáculos;
- Andar em linha reta sobre uma corda;
- Passar por baixo de um obstáculo;
- Lançar a bola dentro de um bambolê.
Avaliação:
Os alunos serão avaliados através de todas as atividades desenvolvidas para identificarmos se eles foram capazes de realizar os trabalhos propostos de forma adequada.
Referências bibliográficas:
PETRY, Rose Mary. Educação física e alfabetização. 2.ed. Porto Alegre: Kuarup, 1987.
RIZZI, Leonor. HAYDT, Regina Célia. Atividades lúdicas na educação da criança. São Paulo: Ática, 2004.
0 Comentários :
Postar um comentário