Circuito psicomotor e jogo visomotor.



Dados de identificação:

Escola Municipal Professor José Moura
Professoras (Acadêmicas): 
Gislaine Aparecida Norberto, Silmara Maria Wierzbicki e Angela Aparecida Carneiro
Aplicado em:  14 de maio de 2012           
Turma: 2º ano

Tema:
Psicomotricidade

Conteúdo:
Circuito psicomotor e jogo visomotor.

Objetivos:
  •     Desenvolver a coordenação motora ampla e a orientação espacial;
  •     Proporcionar diferentes movimentos corporais;
  •     Desenvolver a agilidade e a noção de ritmo;
  •     Estimular a percepção temporal-rítmica; 
  •     Trabalhar a coordenação visomotora;
  •     Trabalhar coordenação motora fina, colocando as fichas na caixa de modo correto;
  •      Identificar posições corporais e expressões faciais;
  •     Relacionar códigos, símbolos e quantidades.


Metodologia:

Iniciar a aula com o jogo visomotor, sendo que todos os alunos participam juntos do mesmo, realizando as diferentes etapas que o jogo sugere:
- posições corporais (régua dos bonecos)
- pedir às crianças para que fiquem nas mesmas posições que os desenhos;
- encontrar a ficha na qual o desenho do boneco seja igual ao da régua  e guardar na caixa de forma correta (orifício correspondente);
- dizer de que lado (direito, esquerdo) está o braço, perna, cabeça do boneco no desenho.

- expressões faciais (carinhas, rostinhos)
- trabalhar o desenvolvimento emocional, interpretação individual sobre as expressões como: Por que está triste? Qual está alegre? Como você está hoje? Qual se parece com o pai? Com a mãe, o colega?

- Quantidades (régua das joaninhas)
- seriação: ordenar as fichas da menor à maior quantidade;
- associar quantidades aos numerais que estão nas fichas;
- realizar operações de soma as fichas;
- formação do número.

Cores
- colocar a ficha colorida na caixa de acordo com a cor;
- leitura dos nomes, associando a palavra com a imagem (cor).

Decodificação de códigos, símbolos e sinais
- para  as pintas os numerais do lado direito da joaninha, bater palmas etc.
- para as do lado esquerdo, bater os pés (ou outra combinação);
- para cada cor uma ação ou movimento combinado;
- para cada posição do boneco, falar uma letra, etc.

Em seguida, vamos realizar um circuito psicomotor, este que será organizado antecipadamente.
Os alunos organizados em fila irão realizar a seguinte sequência:
- Pular amarelinha;
- Saltar dentro dos bambolês;
- Pular por cima de caixas de papelão;
- Andar em zigue-zague por entre os obstáculos;
- Andar em linha reta sobre uma corda;
- Passar por baixo de um obstáculo;
- Lançar a bola dentro de um bambolê.

Avaliação:

Os alunos serão avaliados através de todas as atividades desenvolvidas para identificarmos se eles foram capazes de realizar os trabalhos propostos de forma adequada.

Referências bibliográficas:
  
PETRY, Rose Mary. Educação física e alfabetização. 2.ed. Porto Alegre: Kuarup, 1987.

RIZZI, Leonor. HAYDT, Regina Célia. Atividades lúdicas na educação da criança. São Paulo: Ática, 2004.


0

0 Comentários :

Postar um comentário