Aluno da Escola Municipal Padre João Pimarta é vencedor da etapa Municipal da Olimpíada Nacional de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, 2012.


No mês de agosto de 2012 foi realizado na escola João Piamarta trabalhos com poemas com os alunos do 5o ano, sob os cuidados e orientações a professora Ms. Josimar Mariano Borille. O trabalho contemplou várias etapas, entre elas, pesquisa sobre poetas de destaque local, regional e nacional; análises da organização e estruturação do gênero poema, bem como recitações e confecções de murais de poesia. Todo esse trabalho foi realizado com o objetivo de contemplar os conteúdos curriculares de Língua Portuguesa, bem como também oportunizar a participação dos alunos da turma na 3a edição das Olimpíadas de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, 2012. Esta tem por objetivo desenvolver ações de formação de professores e contribuir para a melhoria do ensino, da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras.
A Olimpíada tem caráter bienal e se realiza um concurso de produção de textos que premia as melhores produções de alunos de escolas públicas de todo o país. Na 3ª edição participam professores e alunos do 5º ano do Ensino Fundamental (EF) ao 3º ano do Ensino Médio (EM), nas categorias: Poema, no 5º e 6º anos (EF); Memórias, no 7º e 8º anos (EF); Crônica, no 9º ano (EF) e 1º ano (EM); Artigo de opinião no 2º e 3º anos (EM). Trata-se de uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Cenpec — Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária, Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e do Canal Futura.
A realização da olimpíada se dá em várias etapas. Primeiramente, os textos produzidos pelos alunos são escolhidos dentro da turma, indicados pela professora. Em seguida, são selecionados por uma Comissão Julgadora Escolar (Etapa Escolar), que seleciona e envia os textos para uma Comissão Municipal (Etapa Municipal), que em sequência enviará os textos selecionados a uma Comissão Estadual (Etapa Estadual). Após essa etapa, ainda há a avaliação pela Comissão Regional (Etapa Regional) e finalmente os trabalhos são avaliados por uma Comissão Nacional (Etapa Nacional) para selecionar os grandes vencedores.
Em 2012 o tema para a escrita dos textos foi “O lugar onde vivo”  e os alunos do 5oano produziram poemas sobre nossa cidade, nosso estado e nossa escola. O aluno Bruno Charles Leandro foi selecionado na Etapa Municipal com o poema Meu pedacinho de chão, o qual foi escolhido para disputar uma vaga na etapa estadual. Vale salientar que esse poema foi o único escolhido do município.
Parabéns ao aluno Bruno pelo trabalho realizado, às professoras e à escola pelo incentivo à participação em concursos desse porte, ou seja, com abrangência nacional.


Texto escrito por: Josimar Mariano Borille





0

0 Comentários :

Postar um comentário