O lúdico como recurso pedagógico no projeto Mão Amiga PIBID/FAFIUV/superando dificuldades


Veridiana Noga, Rose Cléa Ferreira, Rozinei Cardozo Kranholdt e Tatiana de Lima

RESUMO

   O estudo apresenta o tema o lúdico e raciocínio lógico matemático. Apoiados em estudos desenvolvidos durante a hora do trabalho coletivo, em leituras realizadas e em nossas vivências docentes no Projeto Mão Amiga PIBID/UV, evidenciamos a importância de amenizar dificuldades de aprendizagem encontradas na disciplina de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental, utilizando-se em sala de aula os jogos e brincadeiras. O jogo “Sistema Monetário” é composto por dois dados numéricos, mini-cédulas de todos os valores nacionais e moedas.
   Cada criança joga os dois dados ao mesmo tempo, faz a multiplicação dos algarismos e recebe essa quantia em moedas. Ao atingir o valor de dois reais, estará trocar suas moedas por cédula, e assim sucessivamente.Vence o jogador que atingir o valor estabelecido pela professora. Este material, tem  sido aplicado com resultados satisfatórios, na busca de um bom desempenho lógico matemático, ampliando conhecimento de noções numéricas (maior e menor, números  pares e números ímpares, as seguintes operações: adição, subtração, multiplicação e divisão, e principalmente o sistema de trocas, que é fundamental para a compreensão do SND).

   O jogo é um recurso, através do qual a criança se sente desafiada a construir e buscar seu conhecimento de um modo motivado e descontraído, exercendo também um papel  relevante para a socialização da criança enquanto indivíduo, propiciando o seu crescimento pessoal, desenvolvendo a capacidade de conviver e aceitar as diferenças  sociais e intelectuais, comuns na vida em sociedade. 

Em síntese, podemos dizer que, através do lúdico, o resultado da aplicação do conhecimento do conteúdo da matemática, é eficaz e produtivo quanto a superação das dificuldades de aprendizagem.

PALAVRAS-CHAVE: Dificuldades de Aprendizagem, Matemática, Jogo.

Resumo apresentado no I Seminário Estadual PIBID do Paraná: o impacto na educação básica.


0

0 Comentários :

Postar um comentário