Angela Aparecida Carneiro
Julcimara Conceição Gomes de Castro
Grasiela Pereira da Silva de
Castilhos
G –
Pedagogia –Bolsistas do Projeto Mão Amiga CAPES/PIBID
Profa. Orientadora: Ms. Rosana Beatriz Ansai
RESUMO
Este estudo evidencia que o processo de alfabetização necessita de recursos no aprendizado do alfabeto e de sua utilização como código de comunicação. Esse processo não se resume apenas na aquisição das habilidades mecânicas do ato de ler, mas na capacidade de interpretar, compreender, criticar e produzir conhecimento. Este trabalho tem como tema os jogos de alfabetização para os alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental com o objetivo facilitar a aprendizagem das habilidades de codificação e decodificação das letras do alfabeto (cursiva e bastão), familiarizar-se com os aspectos sonoros das letras através das iniciais de palavras significativas e distinguir imagem de escrita. A metodologia dotada é de cunho bibliográfico e prático através da aplicação dos jogos de alfabetização que possibilita ao aluno o desenvolvimento de suas capacidades cognitivas da fala e da escrita e assim superando suas dificuldades de aprendizagem. Nesta perspectiva estima-se que ao auxiliar os alunos no processo de ensino e aprendizagem com jogos de alfabetização acontecerá uma facilitação de assimilação do conhecimento aprendendo de forma lúdica, significativa e prazeirosa.
PALAVRAS
CHAVE: Projeto. Jogos de alfabetização.
Dificuldades de aprendizagem.
Resumo apresentado na III MESP(Mostra
de Estágios Supervisionados do Curso de Pedagogia).
0 Comentários :
Postar um comentário