Participação na oficina ENcantando a Educação



  No dia 28 de novembro de 2012 o projeto Mão Amiga esteve presente na oficina ENcantando a Educação. A oficina foi ministrada por pós-graduandas de Arte/Educação e Ludicidade, da FAFIUV e foi colocada em prática na sala multimídia da FAFIUV. A ideia principal foi a de trabalhar a questão da musicalidade (ritmo, som) e a memória auditiva (das crianças da Educação Infantil) por meio de instrumentos elaborados a partir de sucata. 

Ementa:

  Integrando a escuta, a produção e a reflexão sobre fazer musical, o curso de musicalização propõe a construção do conhecimento musical de modo prazeroso e significativo, enquanto colabora com a formação integral dos participantes. Procuramos desenvolver competências para escutar, interpretar, improvisar, criar, sempre respeitando o modo de perceber, pensar e fazer música própria às diferentes fases do desenvolvimento infantil. Trabalhando com a voz, com o corpo e com instrumentos musicais diversos, os participantes desenvolverão atividades que incluem a prática de conjunto, os jogos de improvisação, a construção de instrumentos musicais. A oficina de construção de instrumentos propõe o aproveitamento e reciclagem de materiais diversos, transformando-os em objetos sonoros e instrumentos musicais. Por meio desta atividade os participantes vivenciam e compreendem questões relacionadas à acústica e à produção do som. O trabalho é desenvolvido de acordo com o interesse e as possibilidades próprias às distintas faixas etárias, sempre estimulando a pesquisa, o planejamento, a confecção de réplicas e também a criação de novos e inusitados instrumentos e objetos sonoros. O curso visa a ampliar a experiência e o conhecimento musical, trabalhando com o treinamento auditivo, detalhando a escuta de sons e músicas, improvisando, compondo,criando, etc.

1

1 Comentários :

Unknown disse...

Esta oficina foi maravilhosa visando novos conhecimentos/atividades, reaproveitando os reciclados criando objetos sonoros para trabalhar com os alunos. Parabéns.

Postar um comentário