Ambiente escolar versus participação da familía: uma análise dessa relação no âmbito do projeto Mão Amiga


Jaqueline Ticiana Scherer 
G – Pedagogia – FAFIUV 
Bolsista CAPES/PIBID 
Professora orientadora: Ms. Rosana Beatriz Ansai 

RESUMO: 
A sociedade atual vivencia a revisão dos valores existentes, tanto éticos quanto morais, sendo que estes têm afetado o ambiente escolar. Diante desse contexto, cabe refletirmos sobre como é importante que seja realizado um trabalho em conjunto entre os pais e a escola, para se dar a devida atenção à importância fundamental que a família desempenha na vida escolar e na formação das crianças. Evidencia-se que a família deve colaborar de forma efetiva com a escola no processo de educar. Mas, ao mesmo tempo, a escola não deve se esquecer de respeitar as diferenças e os limites que cada família possui, ressaltando nesse entremeio as potencialidades de cada uma. O objetivo do estudo consiste no levantamento acerca de quais pessoas as crianças atendidas pelo projeto Mão Amiga CAPES/PIBID, oferecido pelo curso de Pedagogia da UNESPAR/FAFIUV, convivem e qual é a relação que estabelecem com as mesmas. A metodologia adotada caracterizou-se em procedimentos utilizados na pesquisa de campo, sendo que a mesma pautou-se na forma descritiva, investigando as informações por meio de questionário, sendo este elaborado pelo pesquisador e direcionado à população específica deste trabalho, após ser validado. A população da pesquisa é constituída por alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem, matriculados em escolas públicas. A amostra contou com a participação dos alunos do subprojeto Mão Amiga de três escolas parceiras do município de União da Vitória, Paraná, no ano letivo de 2012. Com base no cotidiano dos alunos alvo da pesquisa, evidenciou-se a enorme influência dos familiares na maneira como as crianças desenvolvem-se no ambiente escolar. 

PALAVRAS-CHAVE: Família. Dificuldade de Aprendizagem. Escola.
Resumo apresentado no X Encontro Científico Pedagógico e VII Simpósio de Educação.
0

0 Comentários :

Postar um comentário