Dinâmica dos sonhos: “Meu sonho tá lá...guardadinho!”

Materiais: bexigas ou balões coloridos/palitos de churrasco/ música.

       A atividade descrita neste texto foi sugerida pela bolsista Heliana S. Franco e aplicada pela bolsista Tatiana Lima. Foi realizada no dia 22 de abril de 2013 com os alunos do 5º ano da Escola Pe. João Piamarta, parceira do projeto Mão Amiga.
       Na dinâmica foi proposto aos alunos que enchessem a bexiga que haviam recebido e dentro dela colocassem todos os seus sonhos (escritos em tiras de papel). Em seguida, foi dado aos alunos palitos de churrasco. Na sequência colocou-se uma música e pediu que cada aluno se movimentasse pela sala de aula e defendesse seu sonho (cuidasse dele).
        As observações constatadas foram surpreendentes. Na dinâmica o que chamou atenção foi que cada um defendeu e cuidou do seu sonho até o final, não somente até o final da dinâmica, mas como também até o final da aula e durante a semana de trabalho, sem estourar o “sonho” do outro. Ao final da dinâmica, percebi que os alunos se entreolhavam, sem saber para que deveriam utilizar o palito de churrasco.
        Em outras dinâmicas dos sonhos já realizadas, o que normalmente acontece é que para “defender seu sonho”, os alunos acabam estourando a bexiga dos outros, o que não ocorreu nesta aplicação.
        Após realização da atividade, em conversa com a supervisora, discutimos como a inocência das crianças ainda é muito presente, mesmo em alunos de 5º ano, que já estão entrando em fase de adolescência. Em especial, também discutimos como é importante o papel do professor em meio a tudo isso, em especial ao que diz respeito à orientação e à confiança na realização das atividades, elementos esses essenciais no processo de ensino-aprendizagem e que podem nascer através de atividades lúdicas tais como as dinâmicas realizadas em sala de aula.
        Ainda gostaria de relatar, que foi bastante valioso nas aulas seguintes ainda ouvir de algumas alunas comentários como: “professora, meu sonho tá lá... guardadinho”.

         Texto escrito por: Tatiana de Lima (bolsista na escola - graduanda do curso de Pedagogia) e Josimar Mariano Borille (supervisora bolsista da Escola Pe. João Piamarta).
6

6 Comentários :

Simone Luiza disse...

Encantador esse relato!
"Meu sonho tá lá...guardadinho" é uma fala inesquecível, principalmente quando vem de um aluno.
Em suma, parabéns às bolsistas e à supervisora.

Unknown disse...

Através desta dinâmica,poderá ser extraído várias concepções dos alunos (dependendo dos sonhos que foram abordados, tanto familiar, pessoal, carreira profissional, enfim ...ótima proposta!

Unknown disse...

A atividade foi uma experiência muito bacana! Sugiro as outras bolsistas também.

Unknown disse...

Uma dinâmica aparentemente tão simples, mas que se tornou uma forma de permitir que os sonhos e os desejos individuais dos alunos fossem compartilhados e fortalecidos. Parabéns meninas uma proposta maravilhosa!!!

Silvia Moreira disse...

Surpreendente! Uma dinâmica que pode ser simples, e que acaba revelando muito...

Unknown disse...

essa atividade foi otima meninas! parabéns, sugiro as demais bolsitas como forma de melhor conhecer seus alunos!

Postar um comentário