II Encontro PIBID/UNESPAR: O DNA da formação docente inicial


    O Projeto Mão Amiga se fez presente em mais um evento, o II Encontro PIBID em Curitiba foi mais um momento que nós, enquanto acadêmicas bolsista, pudemos adquirir novas aprendizagens e ter contato com propostas de diversos projetos existentes em outras instituições da UNESPAR, também financiados pela CAPES/PIBID.
    Dentre os vários momentos, a palestra de abertura ministrada pelo professor Dr. Acir Márcio Karwoski, com o título: “DNA de um professor em constante desenvolvimento profissional”, foi uma grande contribuição para a compreensão da identidade cultural do profissional docente. Sendo que seu discurso atribuiu ao PIBID a função de proporcionar aos acadêmicos bolsistas uma formação docente inicial de qualidade, uma vez que este é o primeiro passo ao se pensar na melhoria da Educação Básica Nacional.
    Em sua fala, destacou os principais “personagens” da Educação, sendo estes: a gestão, os docentes, a comunidade, a família e o aluno, o maior beneficiado. Esse conjunto deve ser reinventado e adequado, frequentemente acompanhando as novas situações sociais e culturais, pois desta forma compreende-se que a educação é uma extensão da sociedade e não dissociada dela.
    O PIBID vem trilhando um caminho de responsabilidades, tendo como compromisso a busca de um conhecimento teórico aliado à prática escolar, fornecendo assim a compreensão de diversas situações, tanto de fragilidades como de êxitos da educação atual, mesmo antes dos estágios realizados no decorrer dos cursos de licenciatura.
    Este foi um momento de grande proveito, de compreendermos que o projeto Mão Amiga CAPES/PIBID é uma grande oportunidade que possuímos e que nos permite cada vez mais experiências de qualidade durante formação docente inicial.



Texto elaborado pela bolsista acadêmica Simara Wierzbicki.
0

0 Comentários :

Postar um comentário