Jogo da roleta silábica: recurso pedagógico lúdico para a formação de palavras no projeto Mão Amiga CAPES/PIBID do curso de Pedagogia da FAFIUV


Elaine Maria Bunhak 
G – Pedagogia – FAFIUV 
Bolsista CAPES/PIBID 
Prof.ª Orientadora: Ms. Rosana Beatriz Ansai 

RESUMO:
O jogo da roleta silábica foi desenvolvido na Escola Padre João Piamarta, União da Vitória – PR como parte das atividades docentes promovidas pelo projeto Mão Amiga CAPES/PIBID oferecido pelo curso de Pedagogia da UNESPAR/FAFIUV. Buscou-se com esta atividade pedagógica contribuir no processo ensino-aprendizagem dos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental, na faixa etária entre 8 e 10 anos de idade. Através desse jogo, de maneira lúdica, procurou-se motivar os alunos a uma aprendizagem mais prazerosa e divertida. Com objetivo de proporcionar aprendizagens voltadas para o domínio da escrita correta. O objetivo deste jogo foi promover a socialização e a criatividade por meio da construção do mesmo em sala de aula, desenvolvendo a coordenação motora e aprimorando o vocabulário correto das grafias das palavras simples. Para a confecção foi utilizado E.V.A colorido, figuras e sílabas, deixando-os em forma de uma roleta. Para dar início ao jogo, foi feito um sorteio entre os alunos presentes. Em cada jogada foi fixado um clips com o lápis no centro da roleta e com auxílio dos dedos giramos o clips até parar e indicar as sílabas aos alunos que deveriam formar palavras com duas ou três sílabas da parte apontada pelo clips. Em seguida, os mesmos escreviam a palavra no papel. A cada palavra escrita corretamente o estudante ganhava um ponto. O vencedor era o jogador que tivesse escrito maior número de palavras corretas e acumulasse o maior número de pontos. O uso deste jogo como recurso pedagógico possibilitou o desenvolvimento da formação de palavras e a escrita correta das mesmas. Foi possível reconhecer como é importante o papel que os jogos exercem como recursos de aprendizagem. É interessante ressaltar que a criança se sente estimulada a pensar e a interagir socialmente, formando conceitos e estabelecendo relações com os seus colegas. Esse jogo também contribuiu para a aprendizagem docente inicial da pesquisadora, enquanto bolsista acadêmica docente de Pedagogia. 

PALAVRAS-CHAVE:
Projeto Mão Amiga. Dificuldade de aprendizagem. Formação de palavras. Ludicidade.


Resumo apresentado no X Encontro Científico Pedagógico e VII Simpósio de Educação.
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