Supervisora bolsista Pibid - Ana Paula Dias Romanoski
G – Pedagogia – FAFIUV
Orientador: Profª Ms. Rosana Beatriz Ansai
Ao brincar a criança aprende a agir em função de uma situação ou de um objeto que não está presente ou visível para ela no momento. Na brincadeira, demonstra sentimentos, emoções, conhecimentos e significados já vivenciados que são elaborados por ela de forma própria. Além de proporcionar à criança um momento de interação com o outro, de aprendizagens sobre os objetos que estão a sua volta e das regras que organizam as relações humanas, o brincar a auxilia a lidar com a espera, a tomar decisões e a participar de ações coletivas. O presente estudo tem por objetivo geral apontar a necessidade de um planejamento com atividades de forma lúdica e diversificada como ferramenta de apoio, proporcionando uma aprendizagem de forma atrativa e prazerosa, pois sabemos que a criança é lúdica e de movimento, além de ser uma necessidade básica de todo ser humano, as brincadeiras se tornam uma importante ferramenta no processo de desenvolvimento psicomotor e de aprendizagem, pois estimulam a socialização, imaginação, e criatividade. Quanto aos procedimentos de coleta de dados a pesquisa é considerada teórica bibliográfica. A área de abrangência do tema classifica-se na área das Ciências Sociais e Humanas, mais especificamente da Educação e da Pedagogia voltada à área das Dificuldades de Aprendizagem e o lúdico como aliado no processo de aquisição da aprendizagem.
Trabalho publicado no II Encontro PIBID/UNESPAR.
Educação Básica e Ensino Superior: Interrelações para a produção do conhecimento.
0 Comentários :
Postar um comentário