Como não admirar o projeto mão amiga?!



    Ao acompanhar as atividades em uma das escolas parceiras, Escola Municipal Padre João Piamarta, pode-se perceber o quanto o projeto é significativo e visto com bons olhos por toda a comunidade escolar, sendo reconhecido pelos professores. O Mão Amiga configura-se como um impacto positivo no processo educativo dos alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem. 
    Nesta oportunidade, a da visita à escola, verificou-se o quanto uma nova proposta nas atividades desempenhadas no dia a dia pode ser contributiva para os instantes seguintes. A bolsista Elaine, ao trabalhar com seus alunos os dias da semana, percebeu a dificuldade que os alunos possuíam em memorizar os termos e de se localizar (ontem, hoje, amanhã). A partir dessa situação elaboramos um painel para uma melhor visualização dos referidos dias da semana. Confeccionamos, também, um trem, onde cada um dos vagões era um dia, e na escrita que foi anexada deixamos um espaço para que fosse colocado um boneco demonstrando o dia e facilitando na memorização. 
   O trem ficou exposto na sala onde são realizadas as atividades e dali em diante todos os dias antes do início da aula, a bolsista poderia mudar o dia e concretizar essa aprendizagem. A partir disso, pode se constatar que, segundo Oliveira, (2003, p.80): Se os alunos são sujeitos do saber, também o são os professores. E, assim como seus alunos, constroem e adquirem saberes em diversos espaços e tempos, especialmente no trabalho. E quanto a isso é preciso constar - mesmo sob controle intenso, o professor se não incorporar a mudança da sua prática docente, continuará repetindo aquilo que julga eficaz e suficiente para aprendizagem dos seus alunos”. 
   Em outro instante, o uso de diferentes livros de histórias infantis, tornou-se motivo de grande interesse entre os educandos. Ao ler para eles, percebemos o quanto se envolvem pelas narrativas e os que já sabem ler gostam de demonstram as suas capacidades. Em suma, todas as atividades realizadas na semana de 16 a 20 de setembro de 2013 foram bastantes proveitosas e importantes para a melhora das aprendizagens dos alunos participantes do projeto.











 
 




REFERÊNCIAS:

OLIVEIRA, Maria Auxiliadora Monteiro (org.). Gestão educacional: novos olhares, novas abordagens. 6 ª ed. Petrópolis, Rj ..Editora Vozes, 2003.

Texto escrito por: Silmara Wierzbicki, enviada especial da equipe de gestão para acompanhar mais de perto as atividades empreendidas pelo Mão Amiga nas três escolas parceiras.
0

0 Comentários :

Postar um comentário