Circuito de Escrita e Matemática



Identificação das bolsistas acadêmicas
Nomes: Janaíne Eliana Scherer e Janaíne Gonçalves
Escola que atuam: Escola Municipal de Campo Interventor Manoel Ribas

Plano de Aula


 
Foto 1, 2 e 3 Plano de aula sobre o tema circuito da Escrita e Matemática.

    Neste dia iniciamos a aula com um “Circuito da escrita e matemática”, que visa a auxiliar de forma dinâmica os alunos que apresentam dificuldades na matemática e na escrita.
     Explicação do circuito: Os alunos foram convidados a passaram por um túnel.

Foto 4 aluno passando pelo túnel.
     E, em seguida, por cima de uma corda com curvas e ziguezague.
 
Foto 5 aluno se equilibrando pela corda.

    Quando terminaram a corda, seguiram até o outro lado da quadra, pegaram o balão e estouraram (dentro desde havia operações de multiplicação). Quando responderam todas as operações, deveriam chegar próximo do cesto para acertar a bola. 

Foto 6 aluno estourando balão das operações.
Foto 7 aluno acertando a bola no cesto.

    Ao decorrer pularam por bambolês. Cada bambolê continha operações diferentes, exemplo: 9x8, 7x5, na qual os alunos deveriam resolver mentalmente e em seguida responder para as professoras bolsistas. Na última atividade, intitulada Caracol de amarelinha, em cada casa havia uma letra e o aluno era convidado a jogar uma pedra na casa e escrever uma palavra referente à letra, Ex: A- Amora, B- Borboleta.  

Foto 8 aluno pulando nos bambolês do circuito. 
Foto 9 Aluno passando pelo Caracol de amarelinha.

    Os brinquedos e jogos são de suma importância para a educação, uma vez que o brinquedo é a oportunidade de desenvolvimento. Brincando, a criança experimenta, descobre, inventa, aprende e aprimora habilidades. Para Piaget (1978).  
    Os jogos não são apenas para fins de entretenimento, também contribuem para o desenvolvimento intelectual, físico e mental dos indivíduos, fazendo com que os mesmos assimilem o que percebem da realidade. 
    Além de estimular a curiosidade, a autoconfiança e a autonomia, proporciona o desenvolvimento da linguagem, do pensamento, da concentração, percepção e atenção. 
   As brincadeiras ao ar livre são indispensáveis para à saúde física, emocional e intelectual da criança.  
   Ao realizar o circuito podemos observar que os alunos conseguiram se expressar de forma natural e espontânea, criando assim aprendizagens muito significativas. 
     Para Moratori (2003) O professor deve propor as regras, mas permitir que os alunos criem os limites a fim de motivá-los quanto à agilidade, iniciativa e autonomia.
    As atividades lúdicas resgatam o gosto pelo aprender, pois ocasionam momentos de afetividade entre o indivíduo e o aprender, tornando a aprendizagem mais prazerosa aos alunos.


Referências:

DALLABONA, Sandra Regina. MENDES, Sueli Maria Schimitt. “O lúdico na educação infantil: jogar, brincar, uma forma de educador” In: Revista de divulgação técnico-científica Vol. 1 n. 4 - jan.-mar./2004. Disponível em: http://www.icpg.com.br/artigos/rev04-16.pdf

MORATORI, Patrick Barbosa. Por que utilizar jogos educativos no processo de ensinoaprendizagem? Rio de Janeiro: 2003. Disponível em: http://www.nce.ufrj.br/ginape/publicacoes/trabalhos/lado_direito.html

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1 Comentários :

Anônimo disse...

Parabéns queridas pupilas! Vcs demonstraram como se pode aliar a teoria e a prática no exercício da docência com alunos em fase de alfabetização e letramento. Sucesso! Profe Rosana Beatriz Ansai

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