O projeto Mão Amiga marcou presença no 8º Encontro de Iniciação Científica da Uniguaçu, no dia 08 de novembro de 2013, evidenciando por meio de apresentação orais e de painéis as vivências oriundas do Programa de Iniciação à Docência (PIBID). Vale lembrar que o Mão Amiga é o único projeto desenvolvido no âmbito do curso de Pedagogia da UNESPAR/FAFIUV que tem vínculo com a CAPES/PIBID.
Frente a isso, as bolsistas, bem como as professoras supervisoras e a coordenadora de área, Ms. Rosana Beatriz Ansai, se mobilizaram em duplas ou trios e expuseram algumas temáticas que são fios condutores de estudo: a relevância dos jogos e das brincadeiras na lida com alunos que têm dificuldade de aprendizagem e a dimensão conteudística e estética do blog do projeto (blog que é gerenciado pela equipe de gestão).
Em suma, os trabalhos apresentados fizeram um paralelo entre as experiências tidas no chão da escola, via Mão Amiga, e aquelas, de caráter mais teórico, que são oriundas do Ensino Superior.
Assim, de um modo geral, dois trabalhos foram exteriorizados por meio da apresentação oral:
- Lais e Tatiana de Lima. Com o trabalho intitulado: Avaliação dos alunos com dificuldades de aprendizagem através dos jogos e brincadeiras no projeto Mão Amiga CAPES/PIBID UNESPAR/FAFIUV.
- Jaqueline Ticiana Scherer, Simone Luiza Kovalczuk e Rosana Beatriz Ansai. Com o trabalho intitulado: Blog Mão Amiga do curso de Pedagogia da UNESPAR/FAFIUV: configuração conteudística e estética.
Os demais foram apresentados por meio de painéis, em um espaço reservado para tanto. Dado o elevado número de bolsistas, a cor roxa (presente na camiseta do projeto) chamou a atenção do público presente na Uniguaçu.
A título de curiosidade, esta é a terceira vez consecutiva que o Mão Amiga participa da Iniciação Científica oferecida pela Uniguaçu. Assim, uma das premissas que movem o projeto é a de, justamente, levar a diversos eventos, a nível regional, nacional e internacional, os resultados obtidos na operacionalização do projeto.
1 Comentários :
Foi muito importante participar deste evento,pois como sempre o Subprojeto Mão Amiga nos possibilita o aperfeiçoamento de nossa prática docente,aliando com o amor pela pesquisa.
Eliada Alves
Postar um comentário