Janaíne Gonçalves
G – Pedagogia – UNESPAR-FAFIUV
Bolsista CAPES/PIBID
Orientador: Profª Esp. Ana Paula Romanoski
Supervisora CAPES/PIBID
Resumo:
O presente estudo tem por finalidade, apresentar e explicitar a importância das atividades lúdicas na superação das dificuldades de aprendizagens dos alunos que freqüentam o projeto Mão Amiga Capes/Pibid. O estudo justifica-se mediante a minha atuação como acadêmica bolsista integrante do Programa Institucional de Bolsa de iniciação à Docência, intitulado Mão Amiga do curso de Pedagogia da Unespar/ Fafiuv, que atende crianças com dificuldades de aprendizagem, e tem como metodologia de intervenção frente a tais dificuldades as atividades lúdicas e diferenciadas, e também pela minha inquietação à reação de alguns professores com relação a metodologia utilizada pelo mesmo. Por meio do presente estudo, pretende-se demonstrar a importância da ludicidade no processo de alfabetização e letramento e apropriação do raciocínio lógico matemático e na superação das dificuldades de aprendizagens. A pesquisa tem como objetivos analisar a importância dos jogos, brinquedos e brincadeiras no processo ensino e aprendizagem, uma vez que tais recursos fornecem informações indispensáveis na aquisição de informações necessárias para obtenção de sucesso durante o processo de aprendizagem, no qual destacamos, não apenas a importância do brinquedo, mas a função, a implicação no desenvolvimento e sua contribuição com a práxis do professor, bem como apontar a relevância dos diferentes estilos de aprendizagem, uma vez que estes também são decisivos para o sucesso escolar, e a importância da formação continuada na busca pela compreensão das dificuldades de aprendizagem e por novas possibilidades de ensinar visando proporcionar diversas situações de aprendizagens visando que esta ocorra de forma natural e significativa. Através da ludicidade a criança demonstra emoções, sentimentos e desejos, desenvolve o raciocínio, seu nível linguístico, sua formação moral, social, pessoal e cultural, o jogo facilita o processo de socialização, comunicação, expressão e construção do pensamento. Divertindo-se, a criança aprende a se relacionar com os colegas e descobre o mundo à sua volta.
PALAVRAS-CHAVE: Ludicidade, Projeto Mão Amiga, Dificuldades de Aprendizagem.
0 Comentários :
Postar um comentário