Autonomia no processo de formação docente: atuação dos acadêmicos bolsistas do projeto Mão Amiga CAPES/PIBID



Ana Cristina Camargo (PIBID/CAPES), Pedagogia, UNESPAR, Campus de União da Vitória, anaacamargo3@gmail.com
Eliza Franciele Padilha (PIBID/CAPES), Pedagogia, UNESPAR, Campus de União da Vitória, elizaafranciele@gmail.com
Ana Paula Romanoski (PIBID/CAPES), supervisora bolsista, UNESPAR, Campus de União da Vitória, anaromanoski@gmail.com

RESUMO: 
O presente trabalho foi desenvolvido a partir das experiências proporcionadas pelo Projeto Mão Amiga CAPES/PIBID, realizado no curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Paraná, campus União da Vitória. O Projeto tem como propósito contribuir na formação inicial de docentes, atuando em escolas do município, trabalhando de forma lúdica as dificuldades de aprendizagem apresentadas pelas crianças participantes do Projeto. Mediante a atuação dos bolsistas no Projeto Mão Amiga CAPES/PIBID, constata-se, o desenvolvimento da autonomia, como um dos aspectos que contribuem para a formação docente inicial. Assim, a pesquisa possui como objetivo identificar a construção da autonomia na formação docente inicial dos bolsistas do Projeto Mão Amiga CAPES/PIBID, bem como apontar a importância de formar um professor pesquisador. Uma vez que, a atuação no projeto proporciona aos bolsistas uma ação reflexiva, une teoria e prática, contribuindo para a construção da autonomia, enquanto futuros educadores conscientes de sua prática. Uma gênese autônoma, que considera a importância da formação de um professor pesquisador, que pensa em sua prática, analisa seus conhecimentos e busca novas formas de atuar. A metodologia do trabalho consiste em uma análise bibliográfica, realizada através da revisão de leitura de diferentes bases de dados. A pesquisa encontra-se na fase de análise do material, ao final do trabalho, espera-se evidenciar a importância do Projeto Mão Amiga CAPES/PIBID, para a formação docente inicial no curso de Pedagogia da UNESPAR-UV, assim como os resultados alcançados juntos às escolas parceiras e aos alunos que estão inseridos no Projeto.

Palavras-chave: Projeto Mão Amiga. Formação docente inicial. Autonomia. 

0

0 Comentários :

Postar um comentário