Inserção do projeto Mão Amiga CAPES/PIBID nas escolas parceiras: enfoque nas contribuições para a formação docente inicial e continuada


Tatiana de Lima (PIBID, CAPES), Pedagogia, UNESPAR, Campus União da Vitória, tatianadelima13@hotmail.com
Simone Luiza Kovalczuk (PIBID, CAPES), Pedagogia, UNESPAR, Campus de União da Vitória, simonyluizy@yahoo.com.br
Jaqueline Ticiana Scherer, (PIBID, CAPES), Pedagogia, UNESPAR, Campus de União da Vitória, deixaprajaque@hotmail.com

RESUMO:
O presente estudo está atrelado às práticas proporcionadas no âmbito do Projeto Mão Amiga CAPES/PIBID, tendo como objetivo central enfatizar as contribuições na formação docente inicial dos bolsistas. A justificativa deste trabalho encontra-se respaldada na necessidade de explanar todos os subsídios fornecidos pelo Projeto Mão Amiga do curso de Pedagogia da UNESPAR/UV na aquisição de conhecimentos e, ainda, amadurecimento profissional. Nesse tocante, confluindo-se no bojo da iniciação docente ofertada pelo Mão Amiga e as pretensões formativas do curso, associando-as aos anseios do mesmo e tendo como fio condutor uma gestão escolar que se pauta na recorrência ao uso da ludicidade como ferramenta para fomentar resultados positivos no ambiente escolar, como também na capacitação dos acadêmicos em sua atuação na sala de aula. Deste modo, intenta-se promover uma formação docente de qualidade que compreenda as dimensões da educação respeitando as adversidades no ambiente escolar. Enfatiza-se a importância do investimento na Educação Superior como uma possibilidade de propiciar melhorias na Educação Básica. O estudo embasa-se, primordialmente, em Tardif (2002) e encontra-se em fase inicial, sendo esta uma pesquisa teórica e bibliográfica e também classificada como de campo, visto que terá como suporte analítico a contribuição da formação das pibidianas.

Palavras-chave: Projeto Mão Amiga. Formação Docente e Continuada. Contribuições.

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