Projeto Mão Amiga CAPES/PIBID e a prática pedagógica atrelada ao trabalho com as emoções: contribuições Wallonianas


Dulcimara Tomki (PIBID, CAPES) PEDAGOGIA–UNESPAR, Câmpus de União da Vitória, dulcimaratomki@yahoo.com.br
Viviane Vieira Martins (PIBID,CAPES)PEDAGOGIA–UNESPAR, Câmpus de União da Vitória, vivianemartins_unespar@outlook.com.br
Professor Orientador: Michelly Fink (PIBID,CAPES) PEDAGOGIA-UNESPAR, Câmpus União da Vitória, mizinhafink@yahoo.com.br

RESUMO: 
As ideias do teórico Henri Wallon vão de encontro com a abordagem referente à indissociabilidade entre a afetividade e a inteligência. O presente estudo tem sua origem vinculada às indagações sobre as influências que as emoções possuem no processo de aprendizagem e aponta as possíveis articulações pedagógicas, voltadas para crianças inclusas no subprojeto Mão Amiga CAPES/PIBID. Por meio disso, pretende-se contribuir para com as pesquisas dentro do campo da afetividade ao passo que serão relatadas experiências pedagógicas vivenciadas dentro do subprojeto e realizar reflexões a partir dos resultados obtidos via Projeto das Emoções, realizado durante o ano letivo de 2014, tendo como participantes alunos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da Escola Municipal Vitória Fernandes; apresentar possíveis articulações pedagógicas voltada para a infância, considerando as peculiaridades e vivências trazidas para o interior da sala de aula. Essa pesquisa seguirá a perspectiva da metodologia de pesquisa-ação, amparada em fundamentações teóricas. Trabalhos como esse, para além de contribuem para a construção da identidade docente, fomentam reflexões e fornecem subsídios para a ação pedagógica, ademais, torna-se de extrema importância o conhecimento da carga emocional do aluno, pois a mesma, permite compreender suas demandas atuais, auxilia no direcionamento de possíveis ações educativas, propiciando o surgimento de novas perspectivas, que colaborem em questões relacionadas às dificuldades de aprendizagem.

PALAVRAS CHAVE: Emoções. Aprendizagem. Iniciação Docente.



0

0 Comentários :

Postar um comentário