Projeto Mão Amiga em busca de conhecimentos


     No dia 02 de fevereiro de 2015, as acadêmicas bolsistas do Projeto Mão Amiga participaram da palestra de abertura das atividades da Semana Pedagógica deste ano letivo, com a palestrante Prof.ª Dra. Clarice Salete Traversini, diretora de Currículos e Educação Integral no Ministério da Educação. 
   O tema abordado por Traversini foi os segmentos da Base Nacional Comum Curricular. Na oportunidade, a palestrante elogiou os educadores do município de União da Vitória por já estarem discutindo o assunto. 
   Traversini reforçou a importância do conhecimento destes segmentos para a atuação dos professores, pois os mesmos explicitam a atualização e renovação dos conteúdos escolares e sociais. A palestrante exemplificou isto, destacando a realidade escolar, a convivência professor-aluno e os entremeios vividos, unindo as realidades para buscar uma melhor aprendizagem. 
   Enquanto futuras educadoras da rede, acreditamos que a qualidade do ensino se eleva a cada ano, por meio dos cursos e palestras de atualizações pedagógicas. Acreditamos, também, que mais que uma valorização da educação por nossa parte, isto proporciona a valorização por parte dos educandos, pois cada vez mais o ensino estará voltado aos interesses sociais atuais. 
    Para nós que estamos no início da caminhada pedagógica, engatinhando, para posteriormente desenvolver um trabalho de qualidade, é de suma importância poder fazer parte das discussões relacionadas aos assuntos pertinentes à educação, à qual damos nossa singela contribuição enquanto acadêmicas do curso de Pedagogia, ofertado pela Universidade Estadual do Paraná via Projeto Mão Amiga. De acordo com Freire (1979, p. 16): ”A primeira condição para que um ser possa assumir um ato comprometido está em ser capaz de agir e refletir”. 
    E como agir e refletir se não estamos por dentro de tais assuntos tão pertinentes para o desenvolvimento de uma política de educação de qualidade, onde a peça fundamental em discussão é o educando e os conteúdos a eles ofertados?! Como em uma das falas da palestrante, a educação deve trabalhar com costuras, costuras entre colegas, costuras entre conhecimentos, onde cada pedaço vai se moldando com o outro para dar finalização a um trabalho de qualidade. Desse modo, todos os envolvidos na educação contribuem com o conhecimento de qualidade que será transmitido aos discentes. 

Texto escrito pelas bolsistas Dulcimara Tomki e Letícia Mariane Ferreira

Bolsistas da Escola Municipal Vitória Fernandes, Schayanne, Michelly, Dulcimara e Letícia com a palestrante Clarice Traversini.
0

0 Comentários :

Postar um comentário