Bolsistas do Projeto Mão Amiga participam da I Mostra de Trabalhos da Escola Municipal Prof. José Moura


No dia 30 de maio de 2015, os acadêmicos bolsistas da Escola Municipal Professor José Moura estiveram presentes na I Mostra de Trabalhos e apresentações culturais da Instituição. O evento contou com a presença de pais, familiares, alunos, professores e funcionários. Esta primeira mostra teve como tema Profissões. Cabe ressaltar que no dia do evento realizaram-se diversas atividades, entre elas a entrevista com os pais, em que relataram sobre os desafios e experiências de suas profissões. Na ocasião apresentaram-se danças, leituras e dramatizações. Em seguida, os pais e alunos tiveram a oportunidade de visitar algumas salas nas quais estavam expostos trabalhos e objetos de cada profissão, lembrando que todas as atividades e materiais foram produzidos pelos alunos da escola, juntamente com os professores.
Os bolsistas do Projeto Mão Amiga do curso de Pedagogia da UNESPAR/UV demonstraram, através dos jogos expostos, a importância de cada profissão, além de mostrar às famílias o trabalho desenvolvido com os alunos através da ludicidade, que tem como objetivo a superação das dificuldades de aprendizagem.
Neste tocante, observou-se a importância da interação entre família e escola. Os alunos mostraram aos pais o que aprenderam sobre este tema, além de expor as atividades desenvolvidas na escola.
De acordo com Souza

Quando a família atua em parceria com a escola, quem ganha é a criança, embora os pais também se beneficiem, pois ganham autoconfiança a respeito do seu papel e, para que isso seja possível, a comunicação entre a família e escola deve ser aberta, permanente. (SOUZA, 2008, p. 10).

Conclui-se que a interação entre família e escola é de grande valia no processo de aprendizagem dos alunos e que experiências como esta são de grande aprendizado para os docentes e discentes.
Foi uma manhã diferenciada e muito produtiva!

REFERÊNCIAS:
SOUZA, O. A.; LOCH, V. V. Relações Familiares. Curitiba: Editora Base Sistema Educacional, 2008. 
  
Texto escrito pelas acadêmicas bolsistas Janaíne Gonçalves e Jeniffer Venâncio.


Bolsistas expõem jogos relativos ao tema Profissões na I Mostra de Trabalhos da Escola Municipal Prof. José Moura

Comunidade observando os jogos expostos pelo Projeto Mão Amiga

Crianças jogando com os bolsistas

Trilha das Profissões
0

Confecção de Mural de Atividades do Projeto Mão Amiga na Escola Municipal Padre João Piamarta: Visibilidade na Comunidade Escolar


   No mês de abril de 2015, as acadêmicas bolsistas do Projeto Mão Amiga, atuantes na Escola Municipal Padre João Piamarta, confeccionaram quatro Murais de Atividades do Projeto Mão Amiga, para evidenciar as atividades realizadas pelos alunos atendidos, sendo um deles exposto no pátio da Escola, que é destinado à exposição de atividades de todos os alunos participantes e, os demais murais foram inseridos nas salas em que as bolsistas trabalham.
    A confecção dos murais foi sugerida pela supervisora Josi M. Borille e teve como objetivo aumentar a visibilidade dos trabalhos desenvolvidos com (e pelos) alunos atendidos pelo Projeto. Dessa forma, a equipe de bolsistas da escola acredita que o trabalho desenvolvido pelo Mão Amiga possa ser melhor acompanhado pelos pais dos alunos, equipe pedagógica, professores da escola, supervisora do Projeto, bolsistas de forma geral e pelos próprios discentes. Acredita-se, também, que a exposição das atividades nos painéis possa colaborar para estimular os educandos no desenvolvimento das atividades, assim como compartilhar com a comunidade escolar ideias de atividades a serem realizadas.


Texto escrito pela bolsista Tatiana de Lima e pela supervisora Josi M. Borille

Bolsistas Karine Doopiati, Fabiana Staub e Tatiana de Lima em frente ao mural externo do Projeto Mão Amiga.

Bolsista Michele dos Santos com os alunos integrantes do Projeto Mão Amiga.

Bolsista Fabiana Staub em frente ao mural de atividades do seus alunos.

Mural de atividade da bolsista Janaíne Scherer.

0