Bolsistas do Projeto Mão Amiga participam da I Mostra de Trabalhos da Escola Municipal Prof. José Moura


No dia 30 de maio de 2015, os acadêmicos bolsistas da Escola Municipal Professor José Moura estiveram presentes na I Mostra de Trabalhos e apresentações culturais da Instituição. O evento contou com a presença de pais, familiares, alunos, professores e funcionários. Esta primeira mostra teve como tema Profissões. Cabe ressaltar que no dia do evento realizaram-se diversas atividades, entre elas a entrevista com os pais, em que relataram sobre os desafios e experiências de suas profissões. Na ocasião apresentaram-se danças, leituras e dramatizações. Em seguida, os pais e alunos tiveram a oportunidade de visitar algumas salas nas quais estavam expostos trabalhos e objetos de cada profissão, lembrando que todas as atividades e materiais foram produzidos pelos alunos da escola, juntamente com os professores.
Os bolsistas do Projeto Mão Amiga do curso de Pedagogia da UNESPAR/UV demonstraram, através dos jogos expostos, a importância de cada profissão, além de mostrar às famílias o trabalho desenvolvido com os alunos através da ludicidade, que tem como objetivo a superação das dificuldades de aprendizagem.
Neste tocante, observou-se a importância da interação entre família e escola. Os alunos mostraram aos pais o que aprenderam sobre este tema, além de expor as atividades desenvolvidas na escola.
De acordo com Souza

Quando a família atua em parceria com a escola, quem ganha é a criança, embora os pais também se beneficiem, pois ganham autoconfiança a respeito do seu papel e, para que isso seja possível, a comunicação entre a família e escola deve ser aberta, permanente. (SOUZA, 2008, p. 10).

Conclui-se que a interação entre família e escola é de grande valia no processo de aprendizagem dos alunos e que experiências como esta são de grande aprendizado para os docentes e discentes.
Foi uma manhã diferenciada e muito produtiva!

REFERÊNCIAS:
SOUZA, O. A.; LOCH, V. V. Relações Familiares. Curitiba: Editora Base Sistema Educacional, 2008. 
  
Texto escrito pelas acadêmicas bolsistas Janaíne Gonçalves e Jeniffer Venâncio.


Bolsistas expõem jogos relativos ao tema Profissões na I Mostra de Trabalhos da Escola Municipal Prof. José Moura

Comunidade observando os jogos expostos pelo Projeto Mão Amiga

Crianças jogando com os bolsistas

Trilha das Profissões
0

0 Comentários :

Postar um comentário