Acadêmicas bolsistas do subprojeto Mão Amiga CAPES/PIBID da Escola Municipal David Carneiro, promovem atividades sobre a importância dos Brinquedos e Brincadeiras


No decorrer da segunda semana do mês de setembro de 2016, as acadêmicas bolsistas Leticia Schneider, Agnes Isabela Leão e Amanda Rodrigues V. Lopes do projeto Mão Amiga CAPES/PIBID, da Escola Municipal Coronel David Carneiro, sob a supervisão da professora Aline Nataly Wolf desenvolveram diversas atividades lúdicas referente ao tema: Brinquedos e Brincadeiras, com o objetivo de enriquecer os conteúdos propostos em sala de aula utilizando métodos recreativos e lúdicos.
Foi perceptível o modo como as crianças interagiram com as atividades propostas, pode-se observar a maneira como cada uma compreende o que está sendo desenvolvido, e quais suas dificuldades perante as brincadeiras realizadas, “[...] o brincar possibilita o desenvolvimento do aluno integralmente na sua subjetividade e que, portanto, não é apenas um instrumento didático facilitador para o aprendizado de conteúdos curriculares [...].” (PEDROZA, 2005, p.68).
Sendo assim ao finalizarmos nosso trabalho sobre brinquedos e brincadeiras, percebemos o quanto auxiliaram na concretização das aprendizagens, possibilitando momentos de prazer e diversão às crianças, ampliando seu desenvolvimento motor, criativo, comunicativo e emocional.  Acreditamos que deste modo podemos chegar sempre aos objetivos esperados, que são a aprendizagem qualitativa dos alunos bem como o seu bem estar.
Texto escrito pela bolsista Amanda Lopes.

Referências: PEDROZA, Regina Lúcia Sucupira. Aprendizagem e subjetividade: uma construção a partir do brincar. Revista do Departamento de Psicologia. Brasília. V.17, n.2,p.61-76,jul/dez.2005.

Foto 1: Alunos brincando de amarelinha

Foto 2: Alunos montando um gráfico das brincadeiras mais votadas

Foto 3: Alunos e bolsistas brincando de maremoto

Foto 4: Alunos brincando om cubo mágico confeccionado por eles

Foto 5: Alunos brincando com bilboquê produzido por eles

0

0 Comentários :

Postar um comentário