No mês de março, uma das
temáticas aplicadas foi promover a socialização e integração das bolsistas com
os alunos do Projeto. Pensando nisso, as acadêmicas bolsistas Adrielle Caroline
Krinski e Salete de Moura Pereira realizaram a atividade do Totem do nome.
Após trabalhar os gostos, preferências
e identidade das crianças, as bolsistas pediram para cada aluno escrever seu
nome com letra cursiva em uma folha em branco, dobrar a folha no meio do nome,
recortar em volta do nome e abrir. Cabe ressaltar que as crianças que, ainda,
não escrevem seu nome com letra cursiva o fizeram em cima dos pontilhados.
Ao abrir a folha as crianças
ficaram encantadas com o resultado, pois cada nome obteve uma forma diferente.
Em seguida, elas ilustraram a imagem formada, colocando olhos, cabelos,
bocas...
A segunda parte da atividade
foi dar um nome ao totem e criar uma história, envolvendo o local em que seu
personagem mora, o que gosta de fazer e o que não gosta de fazer (lembrando que
toda história tem início, o desenvolvimento e um final).
As crianças que apresentam
dificuldade de aprendizagem, geralmente, não gostam de produzir textos, muitos
não têm vontade, falta estímulo, porém desta vez, elas se empolgaram e criaram
histórias muito criativas com personagens que viviam em outros planetas, comiam
alimentos saudáveis e adoravam jogar futebol.
Após as correções, os alunos
leram para seus colegas e confeccionaram um painel com os totens e suas histórias,
todos participaram com muito entusiasmo e orgulho de sua produção.
Com isso, percebemos que
atingimos nosso objetivo e iniciamos um grande passo para a motivação e o gosto
por ler e escrever.
Texto escrito pelas bolsistas Salete de Moura Pereira e
Débora Passos Guimarães.
Acadêmica bolsista e alunos do projeto com seus Totens |
Painel exposto com os Totens |
Totem criado por aluno do Projeto |
Totem criado por aluna do Projeto |
0 Comentários :
Postar um comentário