Na primeira semana do mês de
maio, as acadêmicas bolsistas Paula Martins e Letícia Ferreira atuantes do
projeto Mão Amiga/ CAPES PIBID na Escola Municipal Coronel David Carneiro, sob
a supervisão da professora Aline Nataly
Wolf desenvolveram uma sequência didática baseada na história infantil
“Chapeuzinhos Coloridos” de José Roberto Torero e Marcos Aurelius Pimenta. O
livro contém seis versões criativas do tradicional conto da “Chapeuzinho
Vermelho”.
As atividades desenvolvidas
no decorrer das aulas foram organizadas de modo que os alunos pudessem
compreender os conteúdos propostos de forma lúdica e prazerosa, fazendo uso de
recursos didáticos diversificados como o flanelógrafo (material revestido de
flanela, feltro ou similar sobre o qual são fixados objetos). Contemplamos a
confecção de jogos, atividade que transmite conhecimento, e proporciona momento
de diversão ao educando. Buscamos também
através da história trabalhar com gêneros textuais, instigando o aluno a criar
novas historias, novos personagens, pois como afirma Rufino e Gomes (1999,
p.11)
a leitura de
histórias influi em todos os aspectos da educação da criança: na afetividade:
desperta a sensibilidade e o amor à leitura; na compreensão: desenvolve o
automatismo da leitura rápida e a compreensão do texto; na inteligência:
desenvolve a aprendizagem de termos e conceitos e a aprendizagem intelectual.
De acordo com o autor, a prática
da leitura não se restringe apenas ao ler, ela abrange vários aspectos da
educação, depende de nós educadores, fazer com que esta pratica seja
desenvolvida de modo com que o aluno aprecie e compreenda suas leituras.
Referência:
RUFINO, C.; GOMES, W. A importância da
literatura infantil para o desenvolvimento da criança na fase da pré-escola.
São José dos Campos: Univap, 1999.
Texto escrito pela bolsista Letícia Mariane Ferreira
Livro Chapeuzinhos Coloridos |
Contação de histórias utilizando flanelógrafo |
Alunos confeccionando livro de receita |
Livros de receita prontos |
Alunos colocando em prática uma das receitas |
0 Comentários :
Postar um comentário