Jogo da ratoeira: recurso pedagógico lúdico para ensino da matemática


Elaine Maria Bunhak, Elisiane Pimentel, Heliana Scussiato Franco, Marcos Aurélio Balaban
Coordenadora Prof. Ms. Rosana Beatriz Ansai
CAPES/ PIBID - Projeto Mão Amiga
Bolsistas PIBID/FAFIUV

RESUMO

A ratoeira é um brinquedo (jogo) que foi desenvolvido na escola Padre João Piamarta, União da Vitória – PR entre as atividades do subprojeto Mão Amiga – PIBID/FAFIUV – 2012, no intuito de contribuir para o processo de ensino de crianças com dificuldades de aprendizagem participantes do projeto. Através desse jogo e de forma lúdica, o professor ensina aos alunos outros meios de se aprender a matemática, assumindo assim a característica de promotor da aprendizagem da criança. O desenvolvimento deste jogo teve como princípio norteador sensibilizar os professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental do importante papel que os jogos exercem como recursos de aprendizagem. O objetivo deste jogo foi promover a socialização e a criatividade através da construção desse brinquedo, desenvolvendo a coordenação motora e aprimorando o raciocínio lógico através de resoluções de operações matemáticas. Para a confecção do jogo foi necessária a utilização de caixas de papelão, decorando-as no formato de queijo.  Em uma das faces da caixa foram feitas as portas de entrada da ratoeira, onde foram colocadas operações matemáticas para serem respondidas mentalmente pelos jogadores. Ao iniciar o jogo, cada jogador arremessa três bolinhas de gude em direção às portas de entrada da ratoeira e acertando-as responde a operação e soma os pontos indicados. O ganhador é aquele que acumular mais pontos. Assim, o uso deste jogo/brinquedo como recurso pedagógico possibilita o desenvolvimento do raciocínio lógico matemático da criança, visto que ao jogar a criança aprende sem perceber. Além disso, a criança se sente estimulada a pensar e a interagir socialmente, formando conceitos e estabelecendo relações.

PALAVRAS CHAVES: Dificuldades de aprendizagem, jogo, matemática.

Resumo apresentado no  I Seminário Estadual PIBID do Paraná: o impacto na educação básica.



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