O jogo na matemática: aprender por meio da ludicidade


Jaqueline Ticiana Scherer, Julcimara Gomes Castro, Graziela Pereira Silva
e  Simone Luiza Kovalczuk
 Rosana Beatriz Ansai (coordenadora)
Projeto Mão Amiga
Bolsistas PIBID: UNESPAR/FAFIUV
RESUMO

O presente trabalho objetiva apresentar atividades pedagógicas lúdicas, as quais, a partir de nossas concepções metodológicas no exercício das aprendizagens docentes do Projeto Mão Amiga PIBID/FAFIUV, têm vital importância para se superar a dificuldade de aprendizagem. Como bolsistas do referido Projeto, entendemos que ao se utilizar o jogo na área da Matemática, com alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem, auxiliamos os mesmos a gostar e a aprender as noções básicas desta ciência. Deste modo, apresentamos os jogos denominados “Análise Numérica”, “Bingo da Tabuada”, “Amarelinha da adição” e “Dominó da subtração” que foram selecionados durante nossos estudos semanais na Hora do Trabalho Coletivo. Evidenciamos que essas atividades pedagógicas já foram trabalhadas em sala de aula, sendo que obtivemos êxito na aplicação destas, contribuindo para que os alunos assimilassem de forma lúdica alguns dos conceitos matemáticos. Vale salientar que as crianças, participantes do referido projeto, sentiram-se motivadas pelo jogo e dispostas a ultrapassarem, aos poucos, a dificuldade correlacionada aos temas abordados na área da Matemática, elevando assim, inclusive, a autoestima.

PALAVRAS-CHAVE: Matemática, Jogo, Dificuldade de aprendizagem.


Resumo apresentado no  I Seminário Estadual PIBID do Paraná: o impacto na educação básica.



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1 Comentários :

Anônimo disse...

muito bom!!

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