Na manhã do dia 19 de outubro de 2012, os projetos Mão Amiga (CAPES/PIBID) e Aprendendo Com a Dificuldade (Sem Fronteiras) participaram de uma oficina sobre "Modelagem Matemática", a qual foi ministrada pela professora do colegiado de Matemática Ms. Gabriele Granada Veleda¹. A oficina versou sobre a necessidade do consumo consciente de energia elétrica, com ênfase aos cálculos que podem ser feitos para se entender a dinâmica de como as práticas cotidianas (banhos demorados, aparelhos eletrônicos em constante uso, lâmpadas acesas sem precisão, etc.) interferem no valor da conta de energia elétrica. Sendo assim, os bolsistas foram motivados a pensar em soluções plausíveis para reduzir o valor da conta e também realizar um consumo consciente.
A professora Gabriele esclareceu que a modelagem matemática é um assunto que está em voga e que envolve muitas possibilidades de atividades que podem ser desenvolvidas. No entanto, o referencial teórico volta-se com exclusividade para as séries finais do Ensino Fundamental. Por conta disso, é muito importante que os professores que atuam no segmento das séries iniciais saibam adaptar o que for proposto, sendo que essa oficina pode muito bem nortear um trabalho com as crianças, naturalmente respeitando o ritmo e os conhecimentos que estas têm sobre a temática e os cálculos matemáticos. Por fim, a professora Ms. Rosana salientou que a interdisciplinariedade entre os cursos (Pedagogia e Matemática, por exemplo) acrescenta muito à formação discente e docente dos bolsistas envolvidos nos projetos, pois oferta um olhar mais apurado acerca de determinada área e/ou tema e com isso ambos os lados saem ganhando no quesito saber.
¹ A professora Ms. Gabriele Granada Veleda é orientanda da prof. Ms. Rosana Beatriz Ansai na monografia de pós-graduação lato sensu da FAFIUV.
0 Comentários :
Postar um comentário