A aprendizagem através da ludicidade no Projeto Mão Amiga


Patrícia Micalichen
 Rozinei Cardozo Kranholdt
G – Pedagogia – FAFIUV
Bolsista  do Projeto Mão Amiga CAPES/PIBID
Prof.ª Orientadora:  Ms. Rosana Beatriz Ansai 
RESUMO

O presente trabalho objetiva apresentar atividades pedagógicas lúdicas, as quais, a partir de nossas concepções metodológicas no exercício das aprendizagens docentes do Projeto Mão Amiga, oferecido pelo curso de Pedagogia da UNESPAR/FAFIUV e financiado pela CAPES/PIBID, têm vital importância para se superar a dificuldade de aprendizagem. Como bolsistas do referido Projeto, entendemos que ao se utilizar o jogo na área da alfabetização, com alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem, auxiliamos os mesmos a desenvolver a escrita e a leitura de forma lúdica. Deste modo, apresentamos os jogos denominados “dominó animal”, formado por peças contendo imagens de dois animais diferentes em cada peça de material EVA, de modo que se complete todo o alfabeto, e ainda o jogo “dominó já sei ler”, formado por 28 peças de material EVA com figuras e palavras. Estes foram selecionados durante preparação dos planejamentos de aulas no Hora do Trabalho Coletivo Semanal. A aplicação ocorreu na Escola Fruma Ruthenberg - Educação Infantil e Ensino Fundamental, com crianças de 7 a 8 anos de idade, que frequentam o 2º ano das séries iniciais do Ensino Fundamental. Considerou-se que os alunos sentiram-se muito mais motivados a construir seus conhecimentos quando associavam escrita/imagens com competitividade. Outro aspecto que vale a pena ressaltar é o quanto os jogos promovem a socialização entre os alunos e o modo como se deve administrar o sentimento de perder uma competição.

PALAVRAS-CHAVEProjeto. Dificuldade de aprendizagem. Ludicidade. Iniciação à docência.


Resumo apresentado na III MESP (Mostra de Estágios Supervisionados do Curso de Pedagogia).



0

0 Comentários :

Postar um comentário