Relato de experiência das auxiliares de gestão do Projeto Mão Amiga


Débora Passos Guimarães
Tatyanne Roiek Lazier
G – Pedagogia – FAFIUV
Bolsista do Projeto Mão Amiga CAPES/PIBID
Prof.ª Orientadora: Ms. Rosana Beatriz Ansai

RESUMO

O presente trabalho visa relatar a experiência das bolsistas acadêmicas, auxiliares de gestão, do Projeto Mão Amiga, oferecido pelo curso de Pedagogia da UNESPAR/FAFIUV e financiado pela CAPES/PIBID. O projeto tem como objetivo trabalhar de forma diferenciada com crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental que apresentam dificuldades de aprendizagem. Ao mesmo tempo em que as crianças recebem um atendimento especial e individualizado visando minimizar o fracasso escolar e elevando sua autoestima, oferece às bolsistas acadêmicas a construção da sua práxis pedagógica. A estrutura de Recursos Humanos do referido projeto subdivide-se em: 01 professora coordenadora, 03 professoras supervisoras, 18 bolsistas acadêmicas bolsistas que realizam atividades docentes nas escolas parceiras e 04 bolsistas acadêmicas encarregadas do auxílio a gestão administrativa, de recursos humanos e pedagógicos do mesmo. O objetivo do referido estudo pauta-se em evidenciar o papel das bolsitas acadêmicas auxiliares de gestão. Dentre outras atividades estão: acompanhar o andamento do projeto nas escolas parceiras por meio da conferência dos relatórios mensais, organizar reuniões, manter contato com as acadêmicas bolsistas e supervisoras, com o intuito de atender todas as necessidades das bolsistas envolvidas, sejam elas da formação docente, questões administrativas, desenvolvimento das relações humanas, da formação do pesquisador, das vivências e das ações éticas., analisar e promover a participação do projeto em eventos científicos, publicizar o projeto, por meio do blog e visitar as escolas parceiras com o intuito de estabelecer maior vínculo, entre a escola e o projeto sendo todas as atividades tuteladas pela professora coordenadora do Projeto. Dessa forma, acredita-se que o papel das auxiliares de gestão é bastante intenso e envolve muita responsabilidade, ética e consciência de buscar ações que contribuam para o bom andamento do projeto, mas também se constitui numa oportunidade de formação da gestão escolar.

PALAVRAS-CHAVE: Projeto. Dificuldade de aprendizagem. Gestão escolar.

Resumo apresentado na III MESP (Mostra de Estágios Supervisionados do Curso de Pedagogia).
0

0 Comentários :

Postar um comentário