A dificuldade de aprendizagem e a relação família e escola



 Grasiela Pereira da Silva Castilhos
 Julcimara Conceição Gomes Castro 
Jaqueline Ticiana Scherer
ORIENTADOR: ANSAI, ROSANA BEATRIZ
(CURSO: PEDAGOGIA, SUBPROJETO MÃO AMIGA CAPES/ PIBID)

RESUMO

Na atualidade, trabalhar as dificuldades de aprendizagem da criança/ aluno não é somente um objetivo dos profissionais da educação, mas também é uma necessidade que vem crescendo cada vez mais na sociedade. As dificuldades que ocorrem no processo de aprendizagem atingem grande parte da população que frequenta os primeiros anos escolares. Como bolsistas integrantes do Projeto Mão Amiga oferecido pelo curso de Pedagogia da UNESPAR/FAFIUV e subsidiado pela CAPES/PIBID            constatamos a importância da relação que se pode estabelecer entre a família e a escola que pode ajudar e/ou em alguns casos prejudicar o aluno /criança que apresenta dificuldades de aprendizagem em sua vida escolar. Nas escolas nota-se que há uma grande quantidade de alunos que um único professor deve atender. Diante desta realidade percebe-se uma dificuldade do professor dar a devida atenção aos alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem. O presente trabalho tem como objetivo apresentar as contribuições e interferências familiares nas atividades escolares dos alunos. Como objetivo específico buscar-se-á verificar as relações que a família estabelece com a escola, assim como, refletir sobre as atitudes que os pais realizam para sanar as dificuldades que seus filhos possuem. A partir da realização da prática docente assistida como bolsistas do Projeto Mão Amiga PIBID/FAFIUV, nota-se empiricamente, em alguns momentos, a interferência positiva ou negativa que alguns pais realizam na aprendizagem dos seus filhos. Segundo o cronograma deste trabalho ele encontra-se atualmente em fase inicial da sua elaboração, sendo esta a fase de pesquisa caracterizada como teórica bibliográfica, uma vez que a fonte de coleta de dados utilizará referências publicadas em livros e artigos. Na segunda fase da pesquisa ela adquire características de pesquisa de campo, pois será realizado o levantamento das características sócio econômicas e afetivas da família do aluno/ criança que frequentam o referido projeto. Na revisão da literatura, evidencia-se a vital importância que os familiares exercem dentro do âmbito escolar dos seus filhos/alunos, refletindo ao mesmo tempo em suas atitudes e comportamentos. Salienta-se a importância de um olhar mais atento não somente dos pais como também dos professores para a realidade social, econômica e afetiva dos seus alunos, sendo que os docentes devem se constituir como observadores, orientadores, mediadores e avaliadores da construção do conhecimento que será elaborado pela criança durante a frequência às aulas nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

PALAVRAS-CHAVE: Projeto, Escola, Dificuldade de aprendizagem, Família.




Resumo apresentado na UNIGUAÇU, no 7º Encontro de Iniciação Científica e 7ª Mostra de Pós-graduação.



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