Grasiela Pereira da Silva Castilhos
Julcimara Conceição Gomes Castro
Jaqueline Ticiana Scherer
ORIENTADOR:
ANSAI, ROSANA BEATRIZ
(CURSO:
PEDAGOGIA, SUBPROJETO MÃO AMIGA CAPES/ PIBID)
RESUMO
Na atualidade, trabalhar as dificuldades de
aprendizagem da criança/ aluno não é somente um objetivo dos profissionais da
educação, mas também é uma necessidade que vem crescendo cada vez mais na
sociedade. As dificuldades que ocorrem no processo de aprendizagem atingem grande
parte da população que frequenta os primeiros anos escolares. Como bolsistas
integrantes do Projeto Mão Amiga oferecido pelo curso de Pedagogia da
UNESPAR/FAFIUV e subsidiado pela CAPES/PIBID constatamos
a importância da relação que se pode estabelecer entre a família e a escola que
pode ajudar e/ou em alguns casos prejudicar o aluno /criança que apresenta
dificuldades de aprendizagem em sua vida escolar. Nas escolas nota-se que há
uma grande quantidade de alunos que um único professor deve atender. Diante
desta realidade percebe-se uma dificuldade do professor dar a devida atenção
aos alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem. O presente trabalho tem
como objetivo apresentar as contribuições e interferências familiares nas
atividades escolares dos alunos. Como objetivo específico buscar-se-á verificar
as relações que a família estabelece com a escola, assim como, refletir sobre
as atitudes que os pais realizam para sanar as dificuldades que seus filhos
possuem. A partir da realização da prática docente assistida como bolsistas do
Projeto Mão Amiga PIBID/FAFIUV, nota-se empiricamente, em alguns momentos, a
interferência positiva ou negativa que alguns pais realizam na aprendizagem dos
seus filhos. Segundo o cronograma deste trabalho ele encontra-se atualmente em
fase inicial da sua elaboração, sendo esta a fase de pesquisa caracterizada
como teórica bibliográfica, uma vez que a fonte de coleta de dados utilizará
referências publicadas em livros e artigos. Na segunda fase da pesquisa ela
adquire características de pesquisa de campo, pois será realizado o
levantamento das características sócio econômicas e afetivas da família do
aluno/ criança que frequentam o referido projeto. Na revisão da literatura,
evidencia-se a vital importância que os familiares exercem dentro do âmbito
escolar dos seus filhos/alunos, refletindo ao mesmo tempo em suas atitudes e
comportamentos. Salienta-se a importância de um olhar mais atento não somente
dos pais como também dos professores para a realidade social, econômica e
afetiva dos seus alunos, sendo que os docentes devem se constituir como
observadores, orientadores, mediadores e avaliadores da construção do
conhecimento que será elaborado pela criança durante a frequência às aulas nos
anos iniciais do Ensino Fundamental.
PALAVRAS-CHAVE: Projeto, Escola, Dificuldade de aprendizagem,
Família.
Resumo apresentado na UNIGUAÇU, no 7º Encontro de Iniciação Científica e 7ª Mostra de Pós-graduação.
0 Comentários :
Postar um comentário