Os saberes necessários para a prática docente


Ângela Aparecida Carneiro 
Gislaine Aparecida Norberto 
Silmara Maria Wierzbicki 
G – Pedagogia – CAPES/PIBID (FAFIUV- PR) 
Prof(ª) Orientador(a): Prof. Ms. Rosana Beatriz Ansai 

RESUMO:
Este trabalho tem por temática compreender a importância dos saberes na prática docente, onde a atuação do professor deve ser baseada em uma prática consciente, e acima de tudo eficiente, fazendo com que o trabalho docente se torne de qualidade e que resulte em um aprendizado de sucesso. O que se evidencia é que á partir do momento que o professor se encontra bem preparado para realizar seu trabalho, ao se deparar com o cotidiano de uma sala de aula tudo se torna mais confortável para ele mesmo e para os próprios alunos diminuindo assim o fracasso escolar e as problemáticas presentes em nosso ensino. Para que a aprendizagem seja concretizada é necessário que exista uma apresentação clara dos assuntos, não fugindo da realidade, a fim de se tornar acessível e compreensível ao educando, sendo que para isso é necessário inovar, mudar hábitos e também métodos de ensino, o que exige do professor criatividade, flexibilidade e acima de tudo vontade. Acredita-se que a experiência do professor somente se torna valida á partir do momento que se torna útil, de forma que, de nada adianta possuir uma grande bagagem teórica se essa não é utilizada de maneira correta em sala de aula. Ao mesmo tempo deve-se levar em conta que o papel do docente não deve ser aliado com o profissional facilitador, que analisa o cenário da educação que cada vez mais vem se transformando e necessita de uma substituição de conceitos tradicionais de ensino autoritário e passional, sua responsabilidade além de ensinar é de contribuir para a formação de um individuo para uma sociedade que progressivamente vem se desenvolvendo e que tal processo exige muito mais que um estudo, mas uma consciência de tudo o que acontece. O objetivo da pesquisa é compreender quais são os saberes, as competências e as habilidades necessárias ao trabalho docente, essas que mobilizar diariamente as salas de aula e as escolas, possibilitando assim o aprendizado de nossas crianças. A pesquisa tem por metodologia uma investigação bibliográfica, descritiva e exploratória. Busca-se entender á profissão docente e a formação de professores, as relações entre os conhecimentos universitários e os saberes experienciais, assim como a aprendizagem do trabalho docente nos dias atuais. Esta pratica se aplica na questão das dificuldades de aprendizagem, pois um aluno que apresenta este problema é muitas vezes considerado como incapaz sem que seja realmente feito um diagnostico, cabe a equipe pedagógica da escola juntamente com o professor e com a família perceberem e trabalharem a dificuldades, verificando se esta é associada ao fator orgânico ou emocional. É errôneo apontar o professor somente como responsável pelos problemas ocorridos em ambiente escolar, de modo que ele é apenas mais um personagem no processo educativo, devemos tomar consciência de que o professor é um profissional intelectual, e não apenas um reprodutor de conteúdos, e que no interior da escola, na sua prática docente, com sua bagagem cultural é também um produtor de conhecimentos.

PALAVRAS-CHAVE: Educação. Normatização. Trabalhos. Curso de Pedagogia.

Resumo apresentado na UNIGUAÇU, no 7º Encontro de Iniciação Científica e 7ª Mostra de Pós-graduação.
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