A importância do brincar para o desenvolvimento das crianças com dificuldade de aprendizagem



Tatiana de LIMA;
Veridiana NOGA. 

Resumo:

Esta pesquisa tem por finalidade investigar através dos moldes da pesquisa bibliográfica e relato de experiências adquiridas por uma bolsista do Projeto Mão Amiga, oferecido pelo curso de Pedagogia da UNESPAR/FAFIUV e financiado pela CAPES/PIBID. A proposta do referido projeto é voltada para a formação docente inicial por meio de um trabalho pedagógico realizado com crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem. Neste sentido, a temática do estudo situa-se no campo da importância do brincar como recurso pedagógico a ser trabalhado com crianças/alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem. O estudo de caráter teórico bibliográfico tem por objetivo geral evidenciar o trabalho pedagógico com atividades lúdicas adotadas pelo professor de alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental. A pesquisa encontra-se em sua fase inicial, contudo, já pode-se apontar alguns fatores positivos em relação ao brincar como instrumento pedagógico do professor em sala de aula. Vários estudiosos afirmam que brincar é muito importante: enquanto estimula o desenvolvimento intelectual da criança, também ensina sem que ela perceba, as habilidades necessárias ao desenvolvimento. Logo, entende-se que, ao brincar, a criança amplia seus horizontes, se torna capaz de encontrar respostas, sanar dificuldades, amadurecer emocionalmente, desenvolver capacidades indispensáveis como, por exemplo, a concentração, as habilidades psicomotoras e a autoexpressão. O desenvolvimento cognitivo e afetivo é a sustentação da aprendizagem. Portanto, pode-se afirmar que os jogos e brincadeiras são essenciais para a aprendizagem, uma vez que são elementos estimuladores do desenvolvimento da criança. Brincar é uma atividade espontânea e muito prazerosa, acessível a todas as pessoas, de qualquer idade. É, na verdade, uma necessidade de toda criança, pois através do brincar a criança prepara-se para aprender. O lúdico deve ser visto como um parceiro do professor. Porém, estas ferramentas pedagógicas somente auxiliarão no processo de aprendizagem se o professor traçar objetivos bem definidos, significativos e de acordo com a fase em que a criança se encontra. A brincadeira faz com que a criança crie vínculos afetivos e sociais com outras, construindo relações e conhecimentos. Através da imaginação e da fantasia, a criança vivencia desafios, se tornando cada vez mais criativa. A pesquisa se encontra na fase de implantação do projeto e organização das fontes de referência. 

PALAVRAS-CHAVE: Dificuldades de aprendizagem. Brincar. Aluno.

Resumo apresentado na UNIGUAÇU, no 7º Encontro de Iniciação Científica e 7ª Mostra de Pós-graduação.
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