FRANCO, HELIANA SCUSSIATO (UNESPAR/FAFIUV)
BORILLE, JOSIMAR MARIANO( UNESPAR/FAFIUV)
ORIENTADOR: ANSAI, ROSANA BEATRIZ
CURSO: PEDAGOGIA, SUBPROJETO MÃO AMIGA (CAPES/PIBID)
RESUMO
A formação de professores competentes para o exercício pleno da profissão está sendo cada vez mais questionada e exigida pela sociedade. A partir desta constatação, percebemos a importância de uma articulação entre teoria e prática durante os estudos nas licenciaturas. Compreende-se que quanto mais cedo, o professor em formação, se inserir no contexto real da educação, mais elementos terá para construir o saber-fazer pedagógico e a identidade de professor, pois acredita-se que a possibilidade de aperfeiçoar a formação de professores e melhorar a qualidade da educação, se dá a partir do momento que os licenciados e futuros professores tem a oportunidade de vivenciar a realidade escolar e ao mesmo tempo articular a teoria com a prática. Neste sentido, o presente trabalho pretende avaliar as contribuições do subprojeto Mão Amiga, oferecido pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES) em convênio com o curso de Pedagogia da UNESPAR/FAFIUV, voltado para atuação, estudos e pesquisas na área da educação, em parceria com a rede pública municipal de ensino, para formação inicial e profissional dos acadêmicos bolsistas nas questões do ensino e da aprendizagem na educação básica e na formação acadêmica dos bolsistas participantes do projeto. Constituem-se também como objetivos do estudo, apresentar as atividades e ações desenvolvidas pelos bolsistas voltadas à formação inicial de professores relatando suas experiências na atuação docente. A pesquisa tem como base inicial a busca de um referencial teórico-bibliográfico em livros e artigos científicos. A coleta de dados será através de relatos de experiências e aplicação de um questionário semi estruturado aos bolsistas, a fim de obter suas experiências e aprendizagens construídas durante a aplicação das atividades do subprojeto Mão Amiga. A partir da coleta dos dados dos questionários, será investigado a opinião dos bolsistas quanto à contribuição do PIBID na sua formação profissional e humana, destacando os pontos positivos e negativos do projeto, a importância da pesquisa na formação docente, assim como as dificuldades encontradas e as aprendizagens construídas durante o desenvolvimento das experiências docentes tuteladas no projeto. Os relatos de experiência serão obtidos através de análise dos relatórios mensais dos bolsistas do projeto, bem como através de solicitação de um relato escrito de forma individual. No presente momento a pesquisa encontra-se em fase inicial e está sendo construída a revisão de literatura, a solicitação e análise dos relatos de experiências e a elaboração dos questionários a serem aplicados aos bolsistas alvo desse trabalho.
0 Comentários :
Postar um comentário