A participação da família no processo de ensino aprendizagem de alunos atendidos pelo Projeto Mão Amiga PIBID/FAFIUV – 2012


BUNHAK, Elaine Maria (UNESPAR/FAFIUV) 
BORRILE, Josimar Mariano (UNESPAR-FAFIUV) 
ORIENTADOR: Ansai, Rosana Beatriz 
(Curso Pedagogia: Subprojeto Mão Amiga:CAPES/PIBID) 

A família é a base educativa de uma criança, assim exerce um papel relevante no processo de ensino aprendizagem. Muitos problemas relacionados à aprendizagem escolar podem estar ligados a não participação da família neste processo, ao considerar que a mesma é a primeira a desencadear esse processo de construção de conhecimentos, por meio de uma vida familiar com mais afetividade e motivação. Desta maneira, os pais podem estimular o seu filho despertando-lhe interesse e entusiasmo pela aprendizagem. Sendo assim é de suma importância um “olhar” voltado à participação da família perante a vida escolar de seu filho. Como estudante e bolsista do subprojeto Mão Amiga, oferecido pelo curso de Pedagogia da UNESPAR-FAFIUV mantida pelo convênio CAPES/PIBID observo, a partir do trabalho realizado com alunos/crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem, que muitos deles evitam conversar sobre a sua família no espaço da sala de aula. Assim devido a esse motivo, vejo a necessidade de averiguar o porquê dessa atitude, e posteriormente olhar para os alunos sob uma ótica que permite um conhecimento mais minucioso perante sua realidade familiar. Neste sentido o presente estudo tem como tema a família do aluno com dificuldade de aprendizagem, atendidos pelo subprojeto Mão Amiga – PIBID/FAFIUV 2012, da Escola Municipal Padre João Piamarta, de União da Vitória –Paraná. Com esse estudo, tem-se por objetivo conhecer a família dos alunos atendidos pelo projeto e detectar a interação e a participação destas com a escola no processo de aprendizagem destes alunos. Também se constitui como objetivo deste trabalho investigar a realidade sócio-econômico-cultural dos alunos e os fatores que podem estar associados às dificuldades de aprendizagem. Posteriormente, poderá ser possível promover ações que motivem a família a participar e interagir no processo de aprendizagem, contribuindo assim para uma melhor interação entre a família e escola, minimizando as dificuldades apresentadas por esses alunos. Para a coleta de dados serão utilizados questionários que serão aplicados às famílias e aos alunos atendidos pelo projeto, investigando através deste a realidade social do aluno e a participação das famílias no processo de aprendizagem na visão dos alunos e de sua família. No presente momento a pesquisa encontra-se em fase inicial, é classificada como teórica-bibliográfica, de cunho exploratória, onde está sendo construída a revisão de literatura sobre o tema proposto e a elaboração e validação do instrumento de coleta de dados. 

PALAVRAS CHAVES: FAMÍLIA. APRENDIZAGEM. MOTIVAÇÃO.

Resumo apresentado na UNIGUAÇU, no 7º Encontro de Iniciação Científica e 7ª Mostra de Pós-graduação.
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