MICALICHEN, PATRÍCIA APARECIDA LUTES
KRANHOLDT, ROZINEI CARDOZO
ORIENTADOR: ANSAI, ROSANA BEATRIZ
CURSO: PEDAGOGIA
O presente estudo tem como temática as interações entre saberes e práticas vivenciadas entre professor-aluno no espaço da sala de aula. Através deste estudo, temos a intenção de voltarmos nosso olhar e analisarmos como se dá a interação dos conteúdos acumulados ao longo da formação do professor e a realidade que este se depara no espaço escolar, com toda a sua diversidade sócio-econômico-cultural e ainda diante da individualidade e especificidade de cada aluno como ser humano que é. O estudo busca identificar como pode ser a atuação do professor em sala de aula, já que é do conhecimento de todos que a criança em sala de aula não é mais um ser passivo e receptivo, e sim, sujeito que participa da construção de seu próprio conhecimento, necessitando cada vez mais elementos mediadores para utilizar o espaço da escola para desenvolver sua autonomia, para construir conhecimentos dando também sentido a esses saberes. Como estudantes e bolsistas do projeto Mão Amiga, oferecido pelo curso de Pedagogia da UNESPAR FAFIUV financiado pela CAPES/PIBID observa-se, a partir do trabalho docente com alunos/crianças das séries iniciais do ensino fundamental, que apresentam dificuldades de aprendizagem, que no espaço da sala de aula há uma riqueza imensa de conhecimentos e saberes construídos implicitamente, esperando apenas um olhar atento e realmente dispostos a trazê-los à tona, como conteúdos pedagógicos que tenham sentido aos olhos de seus alunos. Este estudo tem como objetivo entender como o espaço da sala de aula constitui as interações entre saberes e práticas pedagógicas. Para a coleta de dados deste trabalho, optou-se por leituras de artigos, bibliografias e relatos voltados sobre como acontecem as interações em sala de aula, classificando-se a pesquisa como teórica-bibliográfica de cunho exploratória. Na revisão de literatura é possível perceber que, a atuação do professor em sala de aula é essencial para uma proveitosa interação entre saberes e práticas, levando assim o aluno a se apropriar de conhecimentos e construí-los de modo que lhe seja útil por toda sua vida em, e na sociedade. Essa interação deve acontecer de forma planejada e intencional a partir da observação atenta das dificuldades apresentadas pelos alunos, da avaliação feita pelas regentes de classe e, sobretudo, daquilo que o aluno traz de conhecimento e experiências. Este estudo encontra-se em fase de construção do projeto da pesquisa e sua operacionalização.
Palavras-chave: Projeto. Interação. Saberes e Práticas. Docência.
Resumo apresentado na UNIGUAÇU, no 7º Encontro de Iniciação Científica e 7ª Mostra de Pós-graduação.
0 Comentários :
Postar um comentário