Eliada Alves
Solange da Silva
Lúcia Xavier
G – Pedagogia –FAFIUV
Bolsistas do Projeto Mão Amiga CAPES/ PIBID
Prof.ª Orientadora:
Ms. Roseli Vergopolan
RESUMO
Dentro do espaço escolar observa-se a grande incidência de dificuldade de aprendizagem em relação ao ensino de matemática. A partir da práxis docente realizada como bolsistas acadêmicas do projeto Mão Amiga CAPES/ PIBID repensamos o ensino dos conteúdos da matemática de forma lúdica, fazendo com que as crianças possam construir de forma mais prazerosa e suscitando uma aprendizagem mais significativa para a vida do educando. O relato de experiência tem como tema jogos de matemática com a finalidade de se evidenciar o trabalho pedagógico voltado para amenizar as dificuldades de aprendizagens das crianças dos anos iniciais do ensino fundamental. Dentro desta perspectiva os objetivos são: apresentar jogos matemáticos como meio pedagógico voltado para sanar as possíveis dificuldades que as crianças apresentam com relação à matemática. Os jogos matemáticos utilizados são: boliche das operações matemáticas, tabela da multiplicação, dominó da tabuada, jogo roleta, palitos e tapete mágico. Ao efetivar estas atividades lúdicas a partir dos planos de aula estruturados na Hora do Trabalho Coletivo semanal do Projeto. Percebe-se a necessidade de envolver o lúdico nas atividades de matemática. De acordo com as experiências vivenciadas constatamos que, as crianças aprendem com mais facilidades ao envolver a ludicidade no cotidiano na sala de aula.
PALAVRAS-CHAVE: Projeto.
Dificuldade de aprendizagem.Jogos de Matemática.
Resumo apresentado na III MESP(Mostra de Estágios Supervisionados do Curso de Pedagogia).
0 Comentários :
Postar um comentário