Jogos motores: contribuições para as dificuldades de aprendizagem no Projeto Mão Amiga CAPES/PIBID/ FAFIUV


Gislaine Aparecida Norberto
Poliana Roberta de Miranda
Silmara Maria Wierzbicki
G – Pedagogia – Bolsistas do Projeto Mão Amiga CAPES/PIBID
Profª. Orientadora:  Ms. Rosana Beatriz Ansai

RESUMO

Este trabalho tem como tema evidenciar a importância de se organizar jogos motores para alunos que possuem dificuldades de aprendizagem, onde se busca revelar a importância destes para o desenvolvimento da criança. Assim, o objetivo deste trabalho foi apresentar os jogos motores como instrumentos de auxilio didático pedagógico nas dificuldades de aprendizagem, tanto para as bolsistas acadêmicas, como também para os alunos que compõe o corpo discente do Projeto Mão Amiga CAPES/PIBID/FAFIUV. Evidencia-se que a partir da realização dos jogos motores é possível desenvolver as capacidades motoras, como por exemplo a lateralidade, a motricidade fina e grossa, o esquema corporal e o espaço temporal, resultando assim em um melhor desenvolvimento de alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental que apresentam dificuldades de aprendizagem. A metodologia consiste na realização prática das atividades motoras com os alunos, observando qual o desempenho obtido pelas crianças, resultando assim na melhora do desempenho escolar dos alunos alvo do Projeto. Dentro destas perspectivas, por meio dos jogos motores que foram realizados, compreendemos a importância do desenvolvimento do esquema corporal, bem como da organização da coordenação motora, visando todos os benefícios que os jogos motores proporcionam ao desenvolvimento dos educandos, em especial os que possuem dificuldades de aprendizagem. 

PALAVRAS-CHAVE: Projeto. Dificuldades de Aprendizagem. Jogos Motores.


Resumo apresentado na III MESP(Mostra de Estágios Supervisionados do Curso de Pedagogia).
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