Jogos pedagógicos como facilitadores da aprendizagem: uma Mão Amiga nas aprendizagens significativas


Isabelle Fernanda Grim
G – Pedagogia – FAFIUV
Bolsista no Projeto Mão Amiga CAPES/PIBID
Prof.ª Orientadora:  Ms. Rosana Beatriz Ansai

RESUMO
O presente trabalho objetiva apresentar atividades pedagógicas lúdicas, as quais, a partir de nossas concepções metodológicas no exercício das aprendizagens docentes do Projeto Mão Amiga, oferecido pelo curso de Pedagogia da UNESPAR/FAFIUV e financiado pela CAPES/PIBID, têm vital importância para se superar a dificuldade de aprendizagem. Como bolsistas do referido Projeto, entendemos que ao se utilizar o jogo nas áreas da matemática e língua portuguesa, com alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem, auxiliamos os mesmos a compreender com facilidade, os conteúdos destas disciplinas sanando assim, amenizamos suas dificuldades. Deste modo, apresentamos os jogos denominados: dez não pode, jogo de palavras, testamento, stop matemático e jogo das tampinhas (quatro operações), os quais, baseados em leituras e estudos realizados na Hora do Trabalho Coletivo semanal foram confeccionados e aplicados em vivências docentes no projeto Mão Amiga. A aplicação ocorreu na Escola Fruma Ruthenberg com crianças de 9 a 11 anos de idade, que frequentam 4º e 5º Ano do Ensino Fundamental. Considerou-se que através dos jogos houve um maior entendimento como também desempenho dos alunos em relação ao sistema de numeração decimal (SND), valor posicional dos algarismos, produção e interpretação textual, sinais de pontuação, leitura e escrita, cálculo mental e raciocínio lógico matemático. Conclui-se que por meio da ludicidade houve uma contribuição significativa para a melhora do desempenho e entendimento do conhecimento lógico matemático e lingüístico dos alunos do projeto, obtendo-se resultados positivos e satisfatórios.

PALAVRAS-CHAVE: Projeto. Dificuldade de aprendizagem. Ludicidade. Iniciação à docência.
  
 Resumo apresentado na III MESP(Mostra de Estágios Supervisionados do Curso de Pedagogia).

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