O jogo como recurso pedagógico no ensino da matemática no Projeto Mão Amiga


Tatiana de Lima
Veridiana Noga
G – Pedagogia – FAFIUV
Bolsistas do Projeto Mão Amiga CAPES/PIBID
Prof.ª Orientadora:  Ms. Rosana Beatriz Ansai

RESUMO

O presente trabalho objetiva apresentar atividades pedagógicas lúdicas, as quais, a partir de nossas concepções metodológicas no exercício das aprendizagens docentes do Projeto Mão Amiga, oferecido pelo curso de Pedagogia da UNESPAR/FAFIUV e financiado pela CAPES/PIBID, têm vital importância para se superar a dificuldade de aprendizagem. Como bolsistas do referido Projeto, entendemos que ao se utilizar o jogo na área da matemática, com alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem, auxiliamos os mesmos a desenvolverem estratégias de calculo mental para a resolução de operações de divisão. Deste modo, apresentamos o jogo denominado Trilha da Divisão que foi selecionado durante a Hora do Trabalho Coletivo do Projeto. A aplicação ocorreu na Escola Municipal Fruma Ruthemberg com crianças de sete a nove anos de idade, que frequentam o terceiro e o quinto ano das séries iniciais do Ensino Fundamental. Considerou-se que partir deste jogo as crianças passaram a compreender melhor a estruturação das operações de dividir. Depois de algumas jogadas, vimos um avanço na resolução das mesmas, pois pouco utilizavam o papel para resolvê-las. Percebemos, mais uma vez, a eficiência da ludicidade no desenvolvimento intelectual da criança, fazendo-a olhar o conteúdo com outros olhos e ampliando suas aprendizagens significativas.

PALAVRAS-CHAVE: Projeto. Dificuldade de aprendizagem. Ludicidade. Iniciação à docência.

Resumo apresentado na III MESP (Mostra de Estágios Supervisionados do Curso de Pedagogia).


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