Do ensino à pesquisa e da pesquisa ao ensino: obrigatoriedade do “ser” professor


   No dia 03 de dezembro de 2012, uma segunda-feira, o projeto Mão Amiga realizou, nas dependências da FAFIUV, uma oficina voltada à escrita e à metodologia de artigos científicos. Dessa forma, tornamos a destacar que as acadêmicas bolsistas estão se preparando para elaborar, durante as férias letivas, um artigo científico que dê vazão às pesquisas, aos estudos e às experiências vivenciados ao longo de 2012. Por esse motivo, uma das integrantes da equipe de gestão do projeto, Tatyanne Roiek Lazier, ministrou uma oficina que objetivou sanar as dúvidas das bolsistas (da equipe de ação da Escola Municipal José Moura) sobre como se dá a escrita de um artigo científico, bem como a escolha da temática. É assim, aos poucos, que as acadêmicas vão ingressando no mundo desafiador e instigante da pesquisa e, ao mesmo tempo, vão se preparando para uma docência mais consciente. 
   Lembremo-nos, nesse âmbito, que Paulo Freire aponta, em sua obra intitulada Pedagogia da Autonomia, para a essencialidade da pesquisa no âmbito educacional, com ênfase à figura do professor. De fato, a pesquisa clama por ensino e vice-versa, sendo que não há como dissociá-los. Dentro desse contexto, o professor precisa pautar o seu olhar na indagação, no anseio pela pesquisa; não como algo obrigatório, mas como uma busca inerente e compatível ao ato de ensinar. Em suma, a curiosidade deve permear a prática docente, sendo que Freire distingue a curiosidade epistemológica (metodicamente mais rigorosa) da curiosidade ingênua (vinculada ao senso comum). Em sala de aula, é crucial que o educador saiba respeitar e dar voz às duas curiosidades para que se desenvolva a consciência crítica no educando, uma consciência que não se faz automaticamente. 
   Por conta disso, o Mão Amiga visa a despertar nas bolsistas uma curiosidade epistemológica que possa embasar os trabalhos com os alunos que têm dificuldade de aprendizagem, ao passo que dá suporte aos desafios de ser professor.
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