A importância da relação familiar dos alunos com dificuldades de aprendizagens no projeto Mão Amiga do curso de Pedagogia da UNESPAR/FAFIUV


 Poliana Roberta de Miranda
G – Pedagogia – FAFIUV
Orientadora: Profª Ms. Rosana Beatriz Ansai

RESUMO:
O presente estudo tem sua importância voltada para a relação familiar de alunos com dificuldades de aprendizagem. A presente pesquisa evidencia a importância de conhecer o tema abordado para que educadores possam desempenhar um papel eficaz na construção do saber, conhecendo aspectos da relação familiar que os alunos têm em casa. O estudo tem por objetivo evidenciar a importância da relação familiar, principalmente dos alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem. Quanto aos procedimentos de coleta de dados a pesquisa é considerada teórica bibliográfica com base nas vivências e observações realizadas no exercício da docência assistida no Projeto Mão Amiga. Constatou-se a importante relação dos conhecimentos teóricos socializados no curso de Pedagogia no contexto social e real dos alunos, sendo que as constatações foram quanto à afetividade dos alunos, onde dois casos chamaram a atenção. A aluna J. pertencia a uma família humilde composta com sete irmãos, onde não haviam muitas condições econômicas favoráveis. Porém, era muito aplicada, estava sempre disposta a aprender, não faltava em qualquer circunstância às aulas do nosso projeto, uma aluna carinhosa e suas dificuldades de aprendizagem eram mínimas. No exercício da docência nas aulas do projeto Mão Amiga o que se podia perceber era sobre as carências de relações afetivas desta aluna, uma vez que ela demonstrava precisar mais do apoio dos pais em relação à escola e deste modo, apegava-se afetivamente aos professores. Contrapondo-se ao caso da aluna J., temos o caso do aluno L. que vinha de uma família com estabilidade afetiva muito favorável. A família era nuclear composta pela mãe que trabalhava em uma loja, pelo pai que era caminhoneiro, e por mais dois irmãos. Os pais sempre ocupados com seus afazeres laborais, para compensar sua falta em casa no período em que estavam trabalhando, demonstravam prover muito bem financeira e afetivamente os filhos. Nas aulas do projeto, o aluno L. demonstrava ser muito inteligente e comunicativo, conhecia muitas coisas do mundo geográfico e social, pois viajava com seu pai para várias partes do Brasil. Muitas vezes, ele relatava nas nossas aulas que ficava no computador ou jogando vídeo game, até altas horas da madrugada, sem saber que isso poderia prejudicá-lo mais tarde. Assim pode-se inferir que embora os casos sejam diferentes, mas se resumem em uma única abordagem: a falta de orientação e atenção por parte dos pais, e era o que resultava no baixo desempenho no processo de apreensão das aprendizagens escolares desses alunos.

PALAVRAS-CHAVE: Projeto. Dificuldades de Aprendizagem. Família. Escola. Relações afetivas.

Resumo apresentado no X Encontro Científico Pedagógico e VII Simpósio de Educação.
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