Caixa de areia: recurso pedagógico lúdico utilizado no projeto Mão Amiga/CAPES/PIBID do curso de Pedagogia da UNESPAR/FAFIUV


Janaíne Gonçalves
G – Pedagogia – FAFIUV
Bolsista CAPES/PIBID
Orientadora: ProfªMs. Rosana Beatriz Ansai

RESUMO:
O recurso pedagógico Lúdico Caixa de Areia está sendo aplicado na escola Municipal de Campo Interventor Manoel Ribas em União da Vitória – PR entre as atividades do subprojeto Mão Amiga – PIBID/FAFIUV – 2013, com o intuito de contribuir para o processo de ensino de crianças com dificuldades de aprendizagem participantes do projeto. Uma vez que a mesma constitui-se de uma caixa com areia e uma ampla coleção de miniaturas representativas de todo o universo: animais, pessoas, casas, meios de transporte, vegetação, figuras mitológicas, religiosas, números e letras. A criança e/ou o adolescente são convidados a construir, com miniaturas à sua escolha, um cenário, que será representativo do seu mundo interior. Através da forma como posicionam os diferentes bonecos, da interação entre os mesmos, da proximidade ou distanciamento é possível desenvolver seu potencial criativo e sua imaginação. A caixa tem como principal objetivo proporcionar ao aluno com dificuldade de aprendizagem uma situação de interação com o meio, mais especificamente objetivamos que ela demonstre as suas capacidades de lidar com o real e o imaginário. Exteriorizando as suas emoções e sentimentos sendo esta interação um fator importante no processo de aquisições da aprendizagem, pois ao brincara criança aprende, e é na brincadeira que ela demostra sentimentos, emoções conhecimentos e significados. A partir da experiência docente com a caixa de areia constata-se que o aluno adquire novos conhecimentos e desenvolve habilidades de forma natural e agradável, que gera um forte interesse em aprender, potencializando a criatividade, a valorização do movimento, a solidariedade, o desenvolvimento cultural a assimilação de novos conhecimentos e as relações da sociedade, incorporando novos valores. Além de oferecer oportunidades de aprendizagem oferece o desenvolvimento tátil, a areia molhada e areia seca que respondem de forma diferente, tendo texturas diferenciadas. Desenvolvendo assim habilidades motoras e dando oportunidade à aprendizagem. Através da caixa de areia podemos entender o cognitivo da criança e muitas vezes podemos identificar fatores que levam ela ter dificuldade de aprendizagem ou até mesmo uma falta de atenção e concentração.

PALAVRAS-CHAVES: Curso de Pedagogia, Projeto Lúdico, Caixa de Areia.

Resumo apresentado no X Encontro Científico Pedagógico e VII Simpósio de Educação.
0

0 Comentários :

Postar um comentário