Prática reflexiva: contribuições do projeto Mão AMIGA CAPES/PIBID do curso de Pedagogia da UNESPAR/FAFIUV na formação docente inicial


Silmara Maria Wierzbicki 
G – Pedagogia – FAFIUV 
Bolsista CAPES/PIBID 
Prof(ª) Orientador(a): Ms. Rosana Beatriz Ansai 

RESUMO:

O presente estudo tem como objetivo demonstrar a importância da formação docente inicial pautada em uma prática reflexiva amparada pela pesquisa e a busca de novos conhecimentos a partir da inserção da pesquisadora no Projeto Mão Amiga, CAPES/PIBID do curso de Pedagogia da UNESPAR/FAFIUV. Evidencia-se que o Projeto Mão Amiga favorece as aprendizagens docentes a partir da prática reflexiva, uma vez que no momento que o professor se encontra bem preparado para realizar seu trabalho pedagógico, ao se deparar com o cotidiano de uma sala de aula tudo torna-se mais confortável para ele mesmo e para os próprios alunos contribuindo para diminuir deste modo o fracasso escolar e as problemáticas presentes no Ensino Fundamental. O objetivo da pesquisa é compreender quais são os saberes, as competências e as habilidades necessárias ao trabalho docente, esses que mobilizam diariamente as salas de aula e as escolas, possibilitando assim a melhoria do aprendizado de nossos alunos. Busca-se verificar a formação de professores, levando em conta as relações entre os conhecimentos universitários e os saberes experienciais, assim como a aprendizagem do trabalho docente nos dias atuais. A pesquisa, no presente momento, encontra-se na fase de desenvolvimento do texto referencial. 

PALAVRAS-CHAVES:
Formação docente inicial. Prática reflexiva. Pesquisa.

Resumo apresentado no X Encontro Científico Pedagógico e VII Simpósio de Educação.
1

1 Comentários :

Unknown disse...

Percebo que a atuação no Projeto Mão Amiga tem nos permitido diversas vivências docentes e estas resultam em pesquisas e nas mais diversas aprendizagens no âmbito do trabalho pedagógico. Gostaria de evidenciar aqui a minha satisfação com a atuação no Projeto, uma vez que tem contribuído cada vez mais na minha formação docente.

Postar um comentário