Perfil das acadêmicas bolsistas do projeto Mão Amiga UNESPAR/FAFIUV/CAPES/PIBID: um estudo das características do grupo


Simone Luiza Kovalczuk 
Débora Passos Guimarães 
Tatyanne Roiek Lazier 
G - Pedagogia – FAFIUV 
Professora orientadora: Ms. Rosana Beatriz Ansai 

RESUMO: 
O subprojeto Mão Amiga é oferecido pelo curso de Pedagogia da UNESPAR/FAFIUV e subvencionado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), a partir do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e tem por objetivo trabalhar a formação inicial docente de acadêmicos de licenciatura. Ao todo o projeto conta com vinte e duas bolsistas, sendo estas subdividas em quatro grupos menores. Assim, três grupos atuam nas escolas parceiras, sendo devidamente tuteladas e orientados pelas três professoras supervisoras. O quarto grupo é conceituado como auxiliar de gestão e tem como finalidade cuidar do gerenciamento das atividades requeridas para que o projeto atenda as solicitações burocráticas, bem como viabilizar um planejamento que possibilite que as ações das bolsistas sejam amparadas por uma ideia de linearidade. Para integrar esse último grupo, faz-se indispensável passar por um período de experiência em sala de aula. O estudo do perfil das acadêmicas bolsistas do projeto Mão Amiga torna-se fundamental para o trabalho de gestão, pois sabendo das peculiaridades do grupo, pode-se buscar alternativas que proporcionem um melhor aproveitamento dos conhecimentos e habilidades já desenvolvidas pelas bolsistas. Conhecer a equipe é crucial para que se tenha um panorama tanto das potencialidades quando das limitações com as quais o projeto defrontar-se-á ao longo da sua execução. Este trabalho caracteriza-se como uma pesquisa social e, segundo Gil (1991), permite novos conhecimentos acerca da realidade social, que envolvem os aspectos relativos aos homens e instituições sociais. Desse modo, o princípio norteador foi o de apoiar-se nas características desta metodologia. De acordo com o autor supracitado, a pesquisa estruturou-se em quatro fases: a) planejamentos; b) coleta de dados; c) análise e interpretação; e d) redação do relatório. Tais fases estão implícitas na revisão da literatura, aplicação do questionário, análise de dados, apresentação dos resultados e conclusão. O método utilizado foi o quantiquali. O presente estudo encontra-se em fase de análise das teorias que circundam a temática da formação de professores, com ênfase à iniciação à docência ofertada aos graduandos das licenciaturas. 

PALAVRAS-CHAVE: Projeto Mão Amiga. Gestão. Perfil das Bolsistas.


Resumo apresentado no X Encontro Científico Pedagógico e VII Simpósio de Educação.
0

0 Comentários :

Postar um comentário