A utilização do ábaco como recurso lúdico-pedagógico na aprendizagem do raciocínio-lógico-matemático nas atividades do projeto Mão Amiga


Maria da Luz Arving Stenzel 
G-Pedagogia – FAFIUV 
Bolsista CAPES/PIBID 
Orientadora: Profª. Ms. Josimar Mariano Borille 

RESUMO:

O presente trabalho objetiva a apresentar atividades pedagógicas lúdicas, as quais a partir de nossas concepções metodológicas no exercício das aprendizagens docentes do Projeto Mão Amiga, oferecido pelo curso de Pedagogia da UNESPAR/FAFIUV e financiado pela CAPES/PIBID. Entendemos que a ludicidade tem vital importância para superação da dificuldade de aprendizagem dos alunos do projeto matriculados na escola. Nota-se que ao se utilizar jogos na área da Matemática, com alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem, auxiliamos os mesmos a desenvolver o raciocínio lógico-matemático e a realizar cálculos mentais das operações de adição, subtração, divisão e multiplicação. Desse modo, foi desenvolvido e utilizado o Ábaco, como instrumento pedagógico nos planos de aula, por sugestão da professora supervisora bolsista. O desenvolvimento e a aplicação ocorrendo na Escola Municipal Padre João Piamarta com alunos de 8 a 12 anos que frequentam o terceiro e quarto anos do Ensino Fundamental. O ábaco foi construído em duplas sendo que foram distribuídas caixas (de meia-dúzia de ovos) aos alunos, cinco varetas, barro (argila) e macarrão de furinhos (para que representem as unidades). Os alunos foram orientados na confecção do Ábaco, onde, primeiramente, nas caixas de ovos, foi colocado o barro e as caixas foram fechadas. Em seguida, foram feitos furos e espetados os palitos entre um espaço e outro, onde se colocaram os ovos. Após isso, foram distribuídos o macarrão de furos para representação das unidades. Na sequência os alunos participaram das atividades que envolveram contagens e representação escrita das operações matemáticas e do sistema de numeração decimal. Considerou-se que, por meio dessa atividade, as crianças tiveram oportunidade de desenvolver o raciocínio lógico-matemático, aprendendo de maneira fácil e divertida a realizar cálculos mentais, além disso, possibilitou-se a constatação da importância do lúdico como recurso imprescindível no ensino de atividades de Matemática e, desse modo, amenizando as dificuldades de aprendizagens pedagógicas dos alunos atendidos pelo projeto. 

PALAVRAS-CHAVE:
Projeto Mão-Amiga. Ábaco. Matemática. Ludicidade.



Resumo apresentado no X Encontro Científico Pedagógico e VII Simpósio de Educação.
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1 Comentários :

Anônimo disse...

que ótimo trabalho,ameeii...parabéns a todos os alunos e professores que realizaram esse instrumento tão importante no ensino fundamental.

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