Relato de experiências: a importância de fábulas com a intervenção do lúdico com dificuldades de aprendizagem no projeto Mão Amiga do curso de Pedagogia UNESPAR/FAFIUV


Tatiana de Lima 
G – Pedagogia –FAFIUV 
Bolsista CAPES/PIBID 
Orientadora: Profª. Ms. Rosana Beatriz Ansai 

RESUMO:
As histórias, em especial as literárias (fábulas/contos), nos fornecem detalhes minuciosos que podem servir para um trabalho concreto em sala de aula, evidenciando assim a importância da criança saber interpretar os fatos das histórias. A dificuldade no exercício da docência em sala de aula é que geralmente os alunos não têm prazer pela leitura, de forma que consideram esse processo chato, cansativo. Alguns alunos não têm o hábito da leitura principalmente nos Anos Inicias do Ensino Fundamental com o qual o projeto Mão Amiga interage, assim qualquer tipo de interpretação e composição de texto fica mais árduo, pois eles não têm um conhecimento prévio para reorganizar suas ideias, dado suas dificuldades de aprendizagem. A pesquisa objetiva demonstrar a importância de se trabalhar as fábulas de modo lúdico, onde a história serve como um recurso para ser trabalhado outros campos do desenvolvimento do aluno. Este trabalho foi desenvolvido durante as atividades docentes do projeto Mão Amiga, financiado pela CAPES/ PIBID na qual foi utilizado como base de trabalho o livro “Atividades Lúdicas na Educação: o caminho de tijolos amarelos do aprendizado”. A obra forneceu subsídios para a elaboração e aplicação de atividades de raciocínio lógico, criatividade, recorte e colagem, interpretação oral e também dramatização com os alunos. Verificou-se que se utilizar diversas atividades pedagógicas, os alunos compreenderam melhor o contexto da história sendo capazes de interpretar oralmente. Assim constatou-se que quando a leitura fica atrativa fazendo com que eles pensem e brinquem com os acontecimentos que a história fornece, o prazer pela leitura pode ser despertado em cada um deles. Os personagens podem interagir com os alunos de forma a apresentar um jogo, ou fazendo com que eles deem sentidos e rumos à história. Em síntese, podemos ressaltar que a importância e o incentivo à leitura pode garantir o bom desempenho na interpretação de textos, porém para a realização da prática pedagógica acredita-se que pode ser trabalhada com atrativos, de forma prazerosa, para também serem superadas as dificuldades que os alunos apresentam. As atividades foram bem sucedidas, adequando-se a proposta e aos objetivos, despertando interesse nos alunos quanto ao incentivo à leitura. 

PALAVRAS-CHAVE: Projeto. Relato de experiência. Fábulas. Lúdico. Dificuldades de Aprendizagem.


Resumo apresentado no X Encontro Científico Pedagógico e VII Simpósio de Educação.
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