Aprendendo a planejar: contribuições para aprendizagens docentes no Projeto Mão Amiga do Curso de Pedagogia da UNESPAR/FAFIUV.


Xavier. Lúcia Aparecida[1]
luciaxavier75@hotmail.com 
Orientador (a): Ms. Ansai. Rosana Beatriz[2]
UNESPAR/FAFIUV CAPES/PIBID, SUBPROJETO MÃO AMIGA 

INTRODUÇÃO

O planejamento docente está presente em quase todas as nossas ações pedagógicas cotidianas, pois ele orienta a realização das mesmas. Portanto, planejar é indispensável nos diferentes âmbitos da atuação humana, tanto na vida social como também nas atividades docentes. Dessa forma, serão relatadas vivências no Subprojeto Mão Amiga[3]. Mais especificamente este texto tem como objetivo apresentar como são realizados os planos de aula no contexto do projeto Mão Amiga na escola. A presente pesquisa evidencia também a importância do planejamento no cotidiano escolar, pois um fazer docente que não tem como base esse pressuposto pode gerar consequências desagradáveis tais como, por exemplo, aulas de improviso, monótonas e cansativas.

Quanto à natureza, este estudo constitui-se em um resumo de assunto, isto porque, de acordo com Andrade (2005, p.123), “o resumo de assunto é um tipo de pesquisa que dispensa a originalidade, mas não o rigor científico”. Andrade (2005) ainda esclarece que este tipo de pesquisa trata-se de uma pesquisa fundamentada em publicações por autores especialistas no assunto e não é apenas cópia de ideias, mas também um enfoque do tema de um ponto de vista diferente, possibilitando um enriquecimento da bagagem cultural sobre o tema em questão.
O objetivo deste estudo é relatar vivências das acadêmicas bolsista do Subprojeto Mão Amiga. Pretende-se especificadamente descrever como são realizados os planos de aula no contexto do projeto Mão Amiga.

Quanto ao delineamento da área de abrangência, este tema situa-se no âmbito das Ciências Humanas, mais especificamente na área da Educação voltada para a temática de Dificuldade de Aprendizagem.

DESENVOLVIMENTO

O planejamento de aula na escola é de extrema importância para que se alcance com sucesso a administração do processo ensino- aprendizagem. A ausência deste documento pedagógico pode trazer como conseqüências, entre outros, aulas cansativas, estressantes, desestimulando os alunos tirando seu interesse pelos conteúdos.

Preocupadas com a importância das aprendizagens na formação inicial docente e continuada, as professoras supervisoras bolsistas do projeto Mão Amiga organizaram uma oficina que teve como tema ”A Importância do Planejamento” oferecida em um dos encontros semanais da Hora do Trabalho Coletivo do projeto. Nesta oportunidade foi nos apresentado uma proposta de elaboração deste importante recurso pedagógico voltado para o plano de aula que se segue:

1-Dados de identificação
2-Tema
3-Conteúdos
4- Objetivos: devem começar sempre com verbos no infinitivo como, por exemplo: Reconhecer, entender, identificar, analisar, caracterizar... Etc.
Geral (um só texto)
Específicos (são vários)
5- Metodologia: Associar as atividades com os objetivos.
6- Avaliação: ocorre em todas as etapas do desenvolvimento da aula, é continua e formativa. Ex. Os alunos serão avaliados através do jogo tal... Atividade tal..., para identificar se ele aprendeu o conceito de ex. antecessor e sucessor, consegue formar dezenas, lê os numerais e escreve associando as quantidades.
7- Referências: livros, revistas, periódicos, sites e buscar livros na própria escola. Referenciar todos os dados de acordo com as normas.
8- Anexos: Copiar e colar no caderno todas as atividades. (ANOTAÇÕES EM SALA DE AULA, 2012).

 Durante a realização da oficina sobre o planejamento das aulas, foi evidenciado o uso do  FADA que é o Formulário de Avaliação de Dificuldade de Aprendizagens (ANSAI et. al, 2012) desenvolvido pelo projeto Mão Amiga. Este importante formulário serve para as professoras regentes das escolas avaliarem os alunos a serem encaminhados ao projeto sendo que deste modo passamos a ter conhecimento das dificuldades dos alunos para organizar o trabalho pedagógico com atividades lúdicas. “Levar em conta os passos metodológicos básicos que ensina que o planejamento deve articular-se à prática, e que o mesmo deve ser refeito e revisto para servir de instrumento de reflexão e avaliação”. (VERGOPOLAN, 2012, p.8).

Ao pensar para planejar nota-se que é necessário ter objetivos claros, pois estes são requisitos indispensáveis para a prática docente em sala de aula, uma vez que o professor não pode chegar à sala com qualquer assunto achando que é um plano de aula e ir aplicando aos alunos. Como bolsista pibidiana do projeto Mão Amiga, entendemos que o professor tem que saber o que irá lecionar e o planejamento é um instrumento de trabalho tão importante quanto traçar metas na vida.

Portanto, o planejamento é um instrumento essencial para que o professor possa elaborar sua metodologia de acordo com o objetivo que quer alcançar, tendo que ser extremamente adequado para diferentes turmas sendo também flexível, caso necessário, como cita HAYDIT (2006, p. 84) “O planejamento deve ser flexível, adaptando-se aos interesses manifestados pela classe em dado momento, pois só assim poderá satisfazer ás reais necessidades de aprendizagem dos alunos”, e também de acordo com HAYDIT (2006, p. 94) “Planejar é analisar uma dada realidade, refletindo sobre as condições existentes, e prever as formas alternativas de ação para superar as dificuldades ou alcançar os objetivos desejados”.

 Também há outros elementos importantes que devem ser observados no ato do planejamento tais como, o interesse, as necessidades dos alunos, a clareza, e a objetividade como esclarece HAYDIT (2006, p. 83) “Faça uma previsão dos conteúdos a serem desenvolvidos e das atividades a serem realizadas, levando em conta os objetivos a serem atingidos, bem como os interesses, as necessidades e o nível de desenvolvimento dos alunos”. Portanto, entende-se que um bom planejamento de aula também deve ser acrescentado do uso das novas tecnologias e metodologias como, por exemplo, aulas práticas, uso do computador, da música, dos jogos e atividades lúdicas entre tantas outras. Ao variar os recursos pedagógicos o professor contribui para aulas satisfatórias e de maior compreensão por parte dos seus alunos e de acordo com GEBRAN (2009, p. 17).

 O ritmo acelerado das inovações tecnológicas exige uma educação capaz de estimular nos alunos o interesse pela aprendizagem, e que esse interesse diante de novos conhecimentos e técnicas seja mantido ao longo de sua vida profissional, que certamente estará cada vez mais sujeita ao impacto de novas tecnologias.


O planejamento não constitui uma tarefa simples, ao contrário, é uma tarefa que requer tempo e habilidade na sua preparação. É muito importante que o professor conheça individualmente cada um de seus alunos, para realizar uma sondagem de seus conhecimentos e de suas dificuldades para poder saná-las junto ao educando como cita HADYT (2006, p.102). “Ao elaborar o seu plano de aula o professor deve levar em conta as características dos alunos e partir dos conhecimentos que eles já possuem. Por isso, é importante que o professor faça uma sondagem do que os alunos já sabem sobre os conhecimentos a serem desenvolvidos”. 

No planejamento o professor deve transformá-lo numa alavanca desencadeadora de mudanças procurando superar as deficiências encontradas recuperando o real significado do seu papel de um bom planejador de aula no sentido de adaptar-se a um fazer e de um saber fazer o planejamento adequado ao momento em que a classe ou o educando exige no seu atual momento como afirma HAYDIT (2006, p.103) “Além disso, o plano de aula deve estar adaptado ás reais condições dos alunos: suas possibilidades, necessidades e interesses”.

O diário de bordo, os portfólios e os relatórios também são ferramentas de trabalho indispensáveis no planejamento do professor, pois nos mesmos são registradas anotações
importantes que podem ajudar o educador a rever e melhorar suas atitudes. Os portfolios mantém melhor organização, ajudando o educador a ter um maior conhecimento de cada um de seus alunos, suas dificuldades, podendo assim encontrar maneiras de sanar as mesmas como cita OSTETTO (2010, p.15).


O diário e o relatório de atividades são instrumentos que auxiliam, organizam e orientam a ação do professor. São espaços de sistematização da ação pedagógica onde o professor organiza seu trabalho através de registros escritos, a partir das reflexões que tece diante das inquietações presentes no seu cotidiano, das perguntas que se faz, das respostas que busca, das hipóteses que estabelece e de suas duvidas.


É importante refletir as estratégias utilizadas no planejamento e como olhamos os alunos do ensino fundamental no Subprojeto Mão Amiga por se tratar de crianças com dificuldade de aprendizagem, principalmente se elas se dão por meio de uma pratica pedagógica humanizadora, lúdica e dinâmica que contemple a criança em desenvolvimento como cita MARINHO (2007. p. 44).

A prática pedagógica com um caráter lúdico possibilita também ao professor organizar as atividades pedagógicas com as crianças de maneira a permitir-lhes vivenciar as situações de ensino-aprendizagem com seus pares, elaborando seus conhecimentos, conquistas e dificuldades.

No entanto, as ações mediadoras nas inter-relações entre a criança e o seu professor, atendendo assim, suas necessidades no contexto em que esta inserida.

Ao planejar os conteúdos deve-se levar em conta a construção do conhecimento das aprendizagens realizadas em situações de interação professor/aluno e vice versa e de acordo com HAYDIT (2006, p. 57) “No processo de construção do conhecimento, o valor pedagógico da interação humana é ainda mais evidente, pois é por intermédio da relação professor-aluno e da relação aluno-aluno que o conhecimento vai sendo construído”.
Sendo a pratica docente, um trabalho que contribui para o desenvolvimento da aprendizagem da criança no ensino fundamental é importante que no exercício do planejamento em sala de aula, o mesmo contemple os objetivos e as necessidades das crianças.

CONSIDRERAÇÕES FINAIS

Pode-se concluir que o planejamento está presente em quase todas as nossas ações cotidianas, pois ele orienta a realização das mesmas.  No entanto, a importância de um ótimo planejamento com atividades lúdicas nos anos iniciais do Ensino Fundamental pode oferecer condições favoráveis para as atividades que ocorrem nas brincadeiras e nas situações pedagógicas organizadas pelos educadores. Sendo assim, o planejamento é indispensável nos diferentes âmbitos da vida social, mas principalmente nas atividades docentes.
                      
REFERÊNCIAS

ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à metodologia do trabalho científico. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2005.

ANOTAÇÕES EM SALA DE AULA. Oficina Pedagógica: A Importância do Planejamento no projeto Mão Amiga. UNESPAR/FAFIUV: União da Vitória, 2012.

ANSAI, Rosana Beatriz et al. Caderno Pedagógico: Uma Mão Amiga nas Dificuldades de Aprendizagem. União da Vitória-PR: Gohl Graf: 2012.

GEBRAN, Maurício Pessoa. Tecnologias Educacionais. Curitiba: IESDE Brasil S.A., 2009.

HAYDT, Regina Célia Casaux. Curso de Didática Geral.  8 ed. São Paulo: Ática. 2006.

MARINHO, Hermínia Regina Bugeste. Pedagogia do movimento: universo lúdico e psicomotricidade- 2. ed- Curitiba. Ibpex, 2007.

OSTETTO. Luciana Esmeralda, Educação infantil: Saberes e fazeres da formação de professores. 4º ed. Campinas SP. Papirus. 2008-(Coleção Ágeres).

OLIVEIRA, Silvio Luiz de. Tratado de Metodologia Científica. 2. ed. São Paulo: Pioneira, 1997.

SANTOS, Antônio Raimundo dos. Metodologia Científica: a construção do conhecimento. Rio de Janeiro: DP e A editora, 2000.

VERGOPOLAN, Roseli. Oficinas pedagógicas como proposta de trabalho na formação das bolsistas do projeto Mão Amiga In: ANSAI, Rosana. Beatriz. (org.). Formação inicial no curso de Pedagogia: a práxis educativa lúdica no contexto das Dificuldades de Aprendizagens. União da Vitória-PR: Gohl Graf: 2012.





[1] Acadêmica bolsista do 4.º do curso de Pedagogia. Bolsista do subprojeto Mão Amiga desde 2012.
[2] Professora Coordenadora de Área do Subprojeto Mão Amiga, Mestre em Educação.
[3] O Subprojeto Mão Amiga do curso de Pedagogia da UNESPAR/FAFIUV é parte integrante do Projeto Ações em Sociedade: observações na natureza financiado pelo programa de Iniciação a Docência – PIBID/CAPES.  



Trabalho publicado no II Encontro PIBID/UNESPAR.

Educação Básica e Ensino Superior: Interrelações para a produção do conhecimento.

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