Isabelle Fernanda Grim
Bolsista do Projeto Mão Amiga CAPES/PIBID
Prof(ª) Orientador(a): Ms. Roseli Vergopolan
Curso de Pedagogia da UNESPAR/FAFIUV
Quando se fala em dificuldades de aprendizagem na Escola, logo vêm à mente uma pessoa que, por qualquer motivo que seja, apresenta um baixo rendimento. Sendo assim, como bolsista do projeto Mão Amiga CAPES/PIBID, oferecido pelo curso de Pedagogia, torna-se necessário compreender os conceitos atribuídos a essas crianças. Na sala de aula encontram-se esses alunos que, tendo as capacidades necessárias, não conseguem atingir o rendimento escolar que seria esperado, não aprendem como os demais colegas da classe e, os métodos pedagógicos utilizados pelo professor não apresentam bons resultados com eles. Portanto, a partir da vivência pedagógica como bolsista pibidiana, o presente trabalho objetiva compreender e refletir sobre os conceitos de problemas ou dificuldades de aprendizagem, visando a melhorar o desempenho dos saberes docentes junto aos alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental que se enquadram na perspectiva do aluno que apresenta Dificuldade de Aprendizagem. A dimensão metodológica da presente pesquisa se apresenta de caráter teórico-bibliográfico e descritiva. Após a definição de conceitos, apresenta-se o lúdico como alternativa para o trabalho, nas áreas de Matemática, Lectoescrita e Psicomotricidade. Nesse sentido, as seguintes questões norteiam o estudo: Quais os fundamentos teóricos que respaldam o trabalho desenvolvido no projeto Mão Amiga? Quais as características do aluno com dificuldade de aprendizagem? Qual é a importância da atuação lúdica no contexto do projeto Mão Amiga? O estudo encontra-se em fase de desenvolvimento do referencial teórico.
PALAVRAS-CHAVE: Mão Amiga. Dificuldade de Aprendizagem. Conceitos. Características.
Resumo apresentado no X Encontro Científico Pedagógico e VII Simpósio de Educação.
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